Sábado, 27 Abril 2024

Ficar um tempo sem usar maquiagem contribui para uma pele mais saudável e livre de excesso de oleosidade

Usar maquiagem com frequência exige cuidar da pele constantemente, uma vez que resíduos de base, pó e demais produtos cosméticos podem obstruir poros e causar acne, cravos ou, ainda, o ressecamento da derme e demais situações que causem desconforto.

Atualmente, existem vários cosméticos que tratam a pele ao mesmo tempo que a maquiam, como as bases com fator de proteção solar ou corretivos voltados para peles mais oleosas. Contudo, passar um tempo sem utilizar maquiagem pode trazer vários benefícios para a cútis. Confira alguns deles, a seguir.

Diminui alergias

Usar maquiagem constantemente pode deixar a pele um pouco mais sensibilizada. Assim, surgem algumas alergias, como vermelhidão, coceira, manchas e, até mesmo, brotoejas. Por conta disso, é de extrema importância se certificar de que o cosmético utilizado seja certificado pela Anvisa e esteja dentro do prazo de validade.

Evita o envelhecimento precoce

Ficar um período sem utilizar maquiagem contribui para uma aparência mais jovial. Isso porque este tipo de cosmético, apesar de realçar a beleza de quem a usa, impede que a respiração da pele aconteça de maneira adequada. Consequentemente, os poros ficam obstruídos e acabam contribuindo para um envelhecimento precoce.

Esse ponto também justifica a necessidade de retirar completamente a maquiagem. Para isso, é ideal higienizar a pele com demaquilantes, água micelar ou tônicos que promovem uma limpeza mais profunda ao mesmo tempo que hidrata e cuida da cútis.

Previne cravos e espinhas

Mesmo com muitos cosméticos específicos para pele acneica, a obstrução dos poros causados pela maquiagem, infelizmente, acaba contribuindo para o aumento da oleosidade, promovendo mais casos de espinhas e cravos. Sendo assim, passar um período sem se maquiar faz com que sua pele respire adequadamente e os níveis de oleosidade se mantenham mais controlados.

Porém, ficar um período sem se maquiar não significa que você deva deixar o skincare de lado. Mesmo com a pele livre desses cosméticos, é ideal manter a sua rotina de cuidados, especialmente, com o protetor solar — até mesmo quando não estiver saindo de casa.

Minimiza chances de doenças de pele

Assim como as alergias, a redução do uso de maquiagem oferece menores riscos de doenças de pele, como terçol, micos, herpes labial e conjuntivite. Este, inclusive, é um problema muito recorrente entre aqueles que costumam compartilhar os cosméticos. Por essas e demais razões, especialistas não recomendam o “empréstimo” de lápis de olho, batons e afins.

Possibilita conhecer o tipo de pele

Usar maquiagem com frequência faz com que esqueçamos de como nossa pele costuma se comportar sem os cosméticos — se ela é oleosa ou tem manchas, por exemplo. Sem a maquiagem, há a possibilidade de conhecer mais a fundo o tipo de cútis e, assim, tratá-la adequadamente, com os produtos específicos para as suas necessidades.

Qual é o segredo para ter uma pele bonita e saudável?

Para ter uma pele bonita e saudável, é importante mantê-la sempre limpa. É recomendável se consultar com um dermatologista para que os produtos mais adequados para o seu tipo de pele possam ser recomendados e, assim, proporcionar o resultado esperado por você.

Entretanto, não basta ter uma pele higienizada para manter a sua saúde. O uso de filtros solares é indispensável para se proteger de manchas e, até mesmo, doenças mais graves, como o câncer de pele. Por isso, com ou sem o uso frequente de maquiagem, mantenha sua rotina de cuidados.

Em dias mais frios, é importante usar hidratantes, inclusive nos lábios, para evitar o ressecamento e os consequentes cortes na pele. Para complementar, não deixe de tomar, pelo menos, um litro e meio de água por dia. O líquido também contribui para a proteção e a hidratação cutânea.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome