Sábado, 27 Abril 2024

Manter um planejamento financeiro familiar em ordem garante conforto e tranquilidade para todos os membros

Quando se é solteiro, é comum manter um planejamento financeiro, uma vez que planos de adquirir um bem ou um veículo são ainda mais frequentes entre os jovens adultos, especialmente, para aqueles que desejam conquistar a independência financeira.

Porém, após formar uma família, também é necessário manter a rotina de controle de gastos. Afinal, com cônjuge e filhos, os planos tendem a ser maiores e, muitas vezes, diferentes um do outro. Assim, o planejamento financeiro familiar contribui para a organização monetária e, também, a realização dos desejos de cada membro.

A organização das finanças familiares colabora, ainda, para que todos tenham um conforto maior, tendo as contas da casa pagas em dia e as reservas monetárias no azul. Esta, inclusive, é uma maneira de garantir um futuro para os filhos, quando chegarem à vida adulta.

Mas para que isso dê certo e o conforto de sua família esteja garantido, é necessário saber como organizar todas as informações financeiras e, inicialmente, aprender um pouco mais sobre os tipos de investimentos monetários — desde os mais seguros, até os mais lucrativos.

Por que o planejamento financeiro familiar é importante?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Comércio (CNC) em 2018, mais da metade das famílias brasileiras (59,6%) se encontravam endividadas.

As finanças fora de ordem, inclusive, são uma das causas de conflitos entre os membros da família, de acordo com a Associação Brasileira de Terapia Familiar. Isso acontece porque uns culpam os outros pelos gastos excessivos.

A melhor saída para resolver essa questão é conversar com todos da família e definir quais as melhores medidas a serem tomadas para quitar as dívidas e se reorganizar financeiramente, se mantendo no azul. Para isso, é necessário criar um planejamento familiar.

Manter as finanças da casa nas mãos da sorte é um caminho perigoso e totalmente incerto. Quando se trata de dinheiro, manter o controle de toda a situação é a palavra de ordem!

O planejamento financeiro familiar é o principal responsável por possibilitar a construção de um patrimônio a longo prazo. Isso será muito importante para os filhos, principalmente, quando atingirem a fase adulta.

Como fazer um planejamento financeiro familiar?

Para criar um planejamento financeiro familiar eficiente, é necessário, primeiro, entender o ciclo da riqueza: ganhar, guardar e investir. Esses três passos são seguidos por famílias ricas.

Por essa razão, é importante saber mais sobre os tipos de investimentos e, até mesmo, maneiras de ter uma renda extra, sobretudo, nos casos em que o faturamento total familiar não é o bastante para pagar todas as contas do mês.

Uma família só conseguirá construir um patrimônio quando passar a gastar menos e ganhar mais. Assim, o lar começa a ter mais estabilidade, além da possibilidade de criar mais planos para um futuro próximo, como a compra de uma nova casa, veículo ou fazer uma viagem.

O planejamento financeiro consiste em uma planilha, na qual deverá constar os ganhos totais, os gastos do mês e, também, os planos. Dessa maneira, será possível ter uma visão mais ampla da saúde monetária da casa.

Comece anotando todos os ganhos e a origem deles. Pode parecer óbvio, mas é importante saber a origem de cada montante, pois, assim, é possível estudar maneiras de ter renda extra.

Logo em seguida, anote os gastos, mas separe-os por essenciais, que são os mensais, como água, telefone, gás e Internet, dos supérfluos, que são os que escolhemos fazer, como a compra de um novo eletrônico.

Por fim, anote as metas da família, separando-as por curto, médio e longo prazo — lembrando que o período de até 12 meses é considerado um tempo médio. Assim, será mais fácil planejar a viagem dos sonhos ou a troca do carro por um modelo do ano.

Tendo todos os dados anotados, é possível analisar os gastos que podem ser cortados, as contas mais importantes e as maneiras de obter uma renda extra, ou o valor que pode ser reservado para algum tipo de investimento. Mantendo essa organização, os planos de família serão melhor visualizados e, consequentemente, realizados.

No início, ou dependendo da saúde financeira da família, é recomendado contar com a ajuda de um profissional. Assim, será possível sair do vermelho com maior facilidade e manter as finanças na devida ordem.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome