Sexta, 19 Abril 2024

Alongamentos na jornada de trabalho, prática de atividades físicas e cuidados com a saúde emocional são medidas importantes

A falta de uma cama confortável, o sedentarismo, descuidos nas horas permanecidas sentado no trabalho, uma partida de futebol com os amigos no fim de semana, a mochila pesada carregada todos os dias para a escola/universidade: na vida cotidiana, existem inúmeros hábitos que contribuem para a má saúde das nossas costas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a dor nas costas é um problema de saúde que afeta nada menos que 80% da população mundial. Chamado cientificamente de lombalgia, o problema afeta pessoas de todas as faixas etárias e gera desconfortos físicos, sociais e emocionais. Confira, abaixo, algumas dicas importantes para evitar dores nas costas e preservar a sua boa saúde.

Cuidado na jornada de trabalho

Sendo a atividade que ocupa, pelo menos, um terço do nosso dia, a jornada de trabalho exige algumas cautelas para manter a saúde das suas costas. Uma delas é a realização de pequenos exercícios — rotação com mãos e tornozelos, alongamentos de braços e pernas, pequenas caminhadas até o banheiro ou ao bebedouro.

Para quem passa muito tempo em pé durante o trabalho, é recomendado sentar-se em pequenos intervalos e elevar um pouco as pernas e os pés, que podem inchar devido às horas permanecidas em pé. Alongamentos são bons para evitar o acúmulo de tensão nos músculos.

Corrigir a postura

Sentar-se é um dos hábitos mais praticados diariamente por isso, exige atenção. É fundamental sentar-se com a postura ereta e os ombros retos. Ao sentar-se, apoie pernas e pés e fique atento para não escorregar no assento e pressionar a lombar, região situada logo acima do quadril.

Para pegar um objeto no chão, é fundamental flexionar os joelhos. Na hora de carregar mochilas pesadas, distribua o peso entre os dois ombros e nunca carregue em uma única alça. Outra dica importante é sempre usar o peso do próprio corpo para empurrar, e nunca puxar, carrinhos e malas pesadas.

Atenção na hora de dormir

Além de um colchão confortável, ortopedistas recomendam dormir de lado para não sobrecarregar a coluna, algo que ocorre se a pessoa dormir de barriga para cima ou para baixo.

Além disso, também é bom colocar um travesseiro entre as pernas, a fim de alinhá-la. Ao despertar, levante-se da cama de lado, a fim da força da gravidade impactar menos a sua coluna.

Atividades físicas

A prática de atividades físicas é fundamental para a manutenção da saúde como um todo. Para quem tem dores na coluna, exercícios localizados, e devidamente supervisionados por um profissional, são ainda mais importantes.

Quando feitos corretamente, exercícios de musculação, além de hidroginástica e pilates, podem fortalecer a musculatura e oferecer suporte para a coluna vertebral. A natação é uma atividade física excelente não só para a coluna, mas também para o sistema respiratório e a musculatura.

Cuidar da saúde emocional

Alguns problemas emocionais aparecem associados às dores nas costas, tais como estresse, ansiedade, raiva e medo. Também é comum que quadros depressivos provoquem dores no corpo, especialmente nas costas. Saber reconhecer essas emoções e buscar entender o que as provoca em nosso organismo é importante para chegar à raiz do problema.

Pesquisas científicas mostram que emoções negativas ampliam quadros de dor, assim como as positivas, como felicidade, gratidão e alegria, amenizam-nos, a partir da produção de hormônios como ocitocina e endorfina, fundamentais para produzir a sensação de bem-estar.

Realizar meditação e encontrar meios para extravasar as emoções, como escrever, dançar, escutar música e conversar com alguém de confiança, são importantes para cuidar da saúde emocional e, consequentemente, do corpo também.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome