Sexta, 26 Abril 2024

 

As cidades que compõem o ABC Paulista são ricas em história e cultura. Confira as principais.

Você com certeza conhece São Paulo, correto? A capital do estado homônimo, possui mais de 13 milhões de habitantes, sendo considerada uma verdadeira metrópole. No entanto, ao seu entorno, existe o ABC Paulista, formado por sete municípios.

Neste artigo, apresentaremos os principais, pontuando quais são os melhores caso você queira conhecer um novo lugar. Despertamos a sua curiosidade até aqui? Ótimo! Basta continuar a leitura para conferir tudo!

O que é o ABC Paulista?

Grande ABC, ABC Paulista, ABC ou ainda ABCD, é uma região considerada industrial, localizada ao entorno de São Paulo. A sigla surgiu a partir dos três municípios que, originalmente, formavam a região, sendo: Santo André, representado pela letra A, São Bernardo do Campo, representado pela letra B e São Caetano do Sul, representado pela letra C. A sigla D também pode aparecer, representando a cidade de Diadema.

Além das cidades citadas, também compõem o ABC: Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Juntos, perfazem uma área de 825 km², somando mais de 3,5 milhões de habitantes.

Quais são as cidades diferentes de São Paulo?

Chegamos ao ponto alto deste texto. Confira, abaixo, quais são as cidades diferentes de São Paulo que valem a sua visita:

Diadema

Começamos a lista pela letra D, do ABCD. Diadema é um dos municípios que compõem a região, sendo o mais populoso de todos, com uma população estimada de 420.934 habitantes.

Apesar do aspecto rústico, que remete muito à indústria, Diadema se destaca pela sua cultura, principalmente, pela parte artesanal, se destacando o bordado e peças feitas de madeira.

Quem visita à cidade não pode deixar de conferir os seguintes pontos turísticos: o Borboletário, o Jardim Botânico, o Museu de Arte Popular e o Observatório Astronômico.

Mauá

Distanciando-se, completamente, do que pensamos de São Paulo, o município de Mauá é bem pequeno, com cerca de 7.000 habitantes, e também possui uma arquitetura rústica e histórica.

Sua descoberta ocorreu em meados do Século XVI, pelos portugueses. Isso, inclusive, reflete em alguns dos pontos turísticos da cidade, como é o caso da Igreja da Imaculada Conceição de Mauá, na Matriz.

Mas o que mais se destaca no município são os parques ecológicos, sendo os principais: Parque Ecológico Gruta Santa Luzia, Parque Ecológico Guapituba e o Parque da Juventude.

Ribeirão Pires

Quem visita Ribeirão Pires sabe do Patrimônio Cultural que a cidade guarda. Por ter um acervo arquitetônico e paisagístico muito rico, o município contém três bens culturais estaduais e dois na esfera municipal, sendo eles, respectivamente:

a Capela de Nossa Senhora do Pilar;

o Conjunto Ferroviário de Ribeirão Pires;

o Moinho de Trigo Fratelli Maciotta (Fábrica de Sal);

a Casa de Herbert Richers;

o Bar da Estação,

o Sítio Boa Sorte — apesar desse último patrimônio não ser reconhecido, possui uma grande carga histórica, sendo idealizado por Oswald de Andrade.

Rio Grande da Serra

O último município dessa lista é Rio Grande da Serra, com uma área aproximada de 1.123,9 hab/km², contendo um pouco mais de 42 mil habitantes. Sua formação veio por meio da população indígena, que habitava o lugar durante o século XVI, principalmente a tribo de Jeribatiba. O município é rico no artesanato, contendo mais de 60 artesãos que esculpem madeiras, sementes, folhas desidratadas, entre outros.

Atualmente, o que mais se destaca na cultura de Rio Grande da Serra são as festas e festivais tradicionais, destacando-se: Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci, Festa de São Sebastião, Festa de São Francisco de Assis e Festa da Primavera Poluída — que alerta a população sobre os riscos da poluição causada pelas indústrias.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome