A passagem de comando da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro aconteceu nesta sexta-feira (06). O Capitão de Mar e Guerra, André Luiz de Andrade Felix transmitiu o cargo para o Capitão de Mar e Guerra, Ricardo Jaques Ferreira.
O diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, foi representado na cerimônia pelo assessor Alecssander Pereira. Também prestigiaram o evento o superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima, a gerente substituta de Acesso Aquaviário, Tatiana Pereira, e o técnico portuário Jesuíno Alves.
Ao ser cumprimentado pelos representantes da CDRJ, o novo Capitão dos Portos disse que nunca tinha visto a gestão da Autoridade Portuá ria com uma proximidade tão grande com a Autoridade Marítima como ele está vendo hoje e que pretende dar continuidade a essa boa relação.
A solenidade, que aconteceu no Espaço Cultural da Marinha, contou com a presença de autoridades civis e militares, além de dirigentes de empresas públicas e privadas ligadas aos setores naval, marítimo e portuário.
O comandante empossado exerceu importantes funções no 4º Distrito Naval (Belém-PA), inclusive o Comando do Grupamento de Patrulha do Norte – GPNN. Em sua carreira na Marinha do Brasil, também já atuou no exterior.