Segunda, 29 Abril 2024

Com dicas da internet, é possível aprender a preparar refeições variadas: da tradicional à requintada

Dizem que cozinhar é oferecer um pouquinho de amor para outra pessoa. Afinal, é preciso dedicação para o preparo da refeição, desde a escolha dos ingredientes até o momento de servir. Mas preparar comidas gostosas não é algo simples ou automático de ser feito. Quem nunca pegou nas panelas ou colocou, literalmente, a mão na massa, pode ter certa dificuldade para começar.

No entanto, aprender a cozinhar pode ser bastante divertido, econômico e saudável, pois você seleciona e sabe o que está colocando dentro do prato e do corpo. Tem gente que começa cedo: o interesse pelo universo culinário desperta ao observar a mãe ou a avó preparando as refeições da família.

São elas, inclusive, as pessoas que podem dar o “caminho das pedras”, ou melhor, das panelas, para você adentrar no universo culinário e aprender a cozinhar pelo menos o trivial arroz com feijão.

O segredo das coisas

Já parou para pensar como é que as pessoas aprendiam a cozinhar antes da internet? Pois é, não era muito fácil, ainda mais para quem não tinha muito jeito com facas e caçarolas.

O jeito era aprender o básico com familiares e, o requintado, em livros de receitas ou programas de TV. É por isso que muitos programas matinais ainda apostam na fórmula de “conversar” com a dona de casa e apresentar diariamente uma receita feita passo a passo por um culinarista.

Quem tinha mais recursos financeiros também investia em cursos particulares de culinária com chefs e quituteiros.

Hoje, algumas lojas de insumos de confeitaria ainda oferecem cursos gratuitos ou mediante pagamento de taxas simbólicas para ensinar a fazer pratos específicos, em especial que possam ser comercializados posteriormente, para que a pessoa incremente a renda doméstica.

Nos tempos de internet...

Aprender a cozinhar, hoje, é muito mais simples e rápido: só requer um pouquinho de habilidade, força de vontade e Wi-Fi.

É que o advento da internet possibilitou que muitas pessoas passassem a ensinar, virtualmente e passo a passo, o preparo dos mais variados pratos. Há canais no YouTube e páginas no Facebook e no Instagram que são 100% focados em atender ao público ávido por sugestões de receitas práticas, fáceis e gostosas.

Os programas de TV que ensinam a cozinhar também seguem firmes e fortes, e há até canais da televisão por assinatura totalmente dedicados ao tema. A diferença é que agora, se você perde o começo da receita, pode assistir o vídeo ou conferir os ingredientes e modo de preparo na internet. Há, inclusive, interatividade entre as plataformas, para que o telespectador possa “consumir” o canal e o programa na hora que for mais conveniente para si.

Canais para aprender a cozinhar

Veja uma lista de páginas e canais que ensinam o “be-a-bá” culinário em vídeos curtos e com receitas de dar água na boca:

Panelaterapia;

Sal de Flor;

Taste demais;

Tasty;

Buzzfeed;

Pinterest,

Panelinha.

Nesses canais, é possível pegar dicas para preparar feijão, acertar o ponto do macarrão, fazer o arroz soltinho, fritar ovo e até fazer sobremesas mais elaboradas para um jantar especial, por exemplo.

Antes de preparar a refeição

Depois de ver como o prato é feito e escolher o que cozinhar, é hora de pôr em prática o que aprendeu. Nesse momento, o primeiro passo é ver se tem em casa tudo o que precisa para fazer aquele prato — dos ingredientes aos utensílios — e deixar tudo ao alcance das mãos.

Faca afiada e panela antiaderente são sonhos de consumo de qualquer adulto que cozinhe e quem está começando logo entende o porquê disso. Se não tiver esses dois itens, providencie-os para facilitar sua vida.

Cozinha não combina com pressa. Logo, separar alguns bons minutos para a atividade é tão fundamental quanto higienizar direitinho as mãos e os alimentos que vai utilizar. Também não pode ter nojinho: é preciso provar o alimento para poder, por exemplo, acertar o sal e outros temperos.

De resto, é tentativa e erro. Um dia a receita pode ficar maravilhosa e, no dia seguinte, dar tudo errado. O que não vale é desistir de aprender ou desanimar diante dos desafios culinários.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome