A Companhia Docas do Rio de Janeiro realizará, até o próximo dia 06 de março, uma série reuniões técnicas com especialistas em processos portuários do Reino Unido, e uma visita ao porto de Hamburgo, na Alemanha.
A missão, que começou no dia 28 de janeiro, faz parte do projeto Sistemas de Comunidades Portuárias (Port Community Systems, no nome original em inglês) e tem por objetivo identificar as Plataformas de Comunidades Portuárias já implementadas naqueles países, bem como seus serviços e funcionalidades.
Os Port Community Systems constituem a plataforma que conecta múltiplos sistemas operados por uma variedade de organizações, possibilitando aumentar a competitividade e eficiência dos portos, reduzir o tempo das embarcações atracadas e diminuir as despesas para importadores e usuários dos terminais a partir de um sistema totalmente integrado.
Com o aval da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), os portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí foram inseridos no projeto que é financiado pelo Prosperity Fund, fundo de investimento britânico para países em desenvolvimento.
Durante a visita, os representantes das Autoridades Portuárias contempladas no projeto, técnicos da Secretária de Comércio Exterior, da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários e da Receita Federal, que fazem parte da comitiva, irão visitar as instalações portuárias e debater sobre os modelos de governança e de negócios que dão sustentabilidade as Plataformas de Comunidade Portuária.
Para o diretor de Relações com o Mercado e Planejamento, Jean Paulo Castro e Silva, que integra a comitiva representando a CDRJ, a missão representa a oportunidade de melhor entender, na prática, como os Port Community Systems contribuem para aumentar a eficiência dos processos portuários, trazendo ganhos econômicos para o comércio exterior, bem como antever os principais desafios envolvidos na implementação desse tipo de solução, para contribuir para o sucesso do projeto."