Investir em comunicação multiplataforma é fundamental para o desempenho das atividades internas e o bom relacionamento com o cliente
Tida como um mecanismo-chave para garantir o sucesso de qualquer empresa, a comunicação tem uma importância cada vez maior dentro e fora do mundo corporativo.
Além de promover a circulação de detalhes da gestão entre integrantes da equipe, a comunicação também é a base da relação com os clientes, o que a torna um campo estratégico para aprimorar resultados.
Desse modo, é impossível conquistar clientes e estabelecer uma marca sem uma comunicação corporativa organizada e atenta às demandas de clientes e de outras empresas parceiras.
Pilares da comunicação corporativa
Na estratégia de comunicação das marcas, é essencial compreender quais plataformas, conteúdos e canais se conectam melhor com os públicos atendidos por determinada empresa.
Além de entender o comportamento de públicos estratégicos, uma boa comunicação corporativa deve ser capaz de criar conteúdos significativos para os envolvidos e medir os resultados da interação.
Uso de redes sociais
Segundo dados do site We Are Social, em 2018, a internet já contava com mais de 4 bilhões de usuários em todo o mundo. Nas redes sociais, o sucesso cresce igualmente, e plataformas como Facebook, WhatsApp, Instagram, LinkedIn e Twitter já contam com 3 bilhões de usuários ativos.
Entre as vantagens apresentadas por redes sociais, estão a possibilidade de fortalecer o relacionamento com clientes, otimizar tempo, dialogar em tempo real com consumidores e reduzir os custos com ligações telefônicas.
Além disso, cada vez mais, os consumidores esperam que as empresas adotem boas práticas de governança e possam comunicá-las de forma transparente. Outro aspecto importante é acompanhar as reações do público e identificar rapidamente quais notícias podem afetar a credibilidade da empresa em questão.
Notícias falsas podem prejudicar seriamente uma empresa, que deve ter integrantes com estratégicas rápidas e organizadas para solucionar a polêmica. Entre tais estratégias, pode-se citar a admissão pública do erro — se isso for verdadeiro — e o andamento das medidas para reparar as pessoas afetadas.
Riscos de concentrar a comunicação
Mediante todas essas vantagens, é comum ver pequenos negócios tendo como canais de contato com os clientes somente páginas em redes sociais. Embora o sucesso dessas redes seja inegável, é um equívoco focar a comunicação corporativa somente nelas.
Criar um perfil comercial é fundamental, pois demonstra credibilidade e organização, além de garantir segurança. Uma das razões para isso é não ficar nas mãos de outra empresa — responsável por gerenciar as redes sociais — nem estar sujeito ao apagamento da página da sua marca se houver alguma violação dos Termos de Uso ou da Política de Privacidade.
Outra questão é que concentrar toda a comunicação em redes sociais dá a elas acesso aos dados de seus clientes, além das conversas e transações realizadas. Não ter sigilo e controle sobre tais informações pode afetar a credibilidade da sua empresa perante os consumidores.
Mantenha um site próprio
Para manter um site próprio, é preciso investir tempo, dinheiro e mão de obra qualificada. Criar um design para estabelecer uma identidade visual e usar canais seguros e rápidos para dialogar com clientes é fundamental para consolidar e expandir um negócio.
As redes sociais são um meio poderoso de buscar potenciais clientes, consumidores e parceiros de negócios, além de aumentar a divulgação da empresa. Porém, é fundamental trazer o fluxo de seguidores de redes sociais para o próprio site da companhia, garantindo segurança e credibilidade.