O Cine Boa Praça, projeto de cinema itinerante que circula pelo Estado de São Paulo com programação cinematográfica gratuita, está de volta a Salto. De 10 a 19 de outubro, a turnê 2019 da iniciativa apresenta os filmes Dumbo, Pé Pequeno e O Bom Dinossauro em quatro locais da cidade, sempre de quinta a sábado, a partir das 18h. O primeiro encontro acontece na Rua Teófilo Leite, Jd. Saltense, com o filme Pé Pequeno. Na sexta-feira (11/10), no mesmo local, será exibido o filme Dumbo. Já no sábado (12/10), na Rua João XIII, no Bairro Bela Vista, será apresentado o Dumbo. Na quinta-feira (17/10) e na sexta-feira (18/10), na Rua Carlos Gomes, no Bairro Santo Antônio, serão exibidos O Bom Dinossauro e Dumbo, respectivamente. Encerrando a programação, no sábado (19/10), Dumbo será apresentado na Rua Tangará, no Bairro Santa Lucia.

 

O projeto conta com o patrocínio da Sorocaba Refrescos (Coca-Cola), por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo Estadual (ProAC – ICMS).  Neste ano os longas escolhidos possuem enredos que abordam experiências de superação, vivências de bullying, a importância da amizade verdadeira, os vínculos familiares e a tolerância às diferenças. “Muitos dos espectadores nunca tiveram a chance de estar em uma sala de cinema e a iniciativa proporciona que eles vivam essa experiência. É muito gratificante ver o sorriso no rosto e os olhos brilhando, atentos à tela. Em seis anos de projeto, colecionamos boas histórias e depoimentos emocionantes do público”, afirma Claudia Perrotta, uma das idealizadoras do Cine Boa Praça.

 

Oficinas de cinema

À parte das exibições dos filmes e das rodas de discussão, algumas cidades, como é o caso de Salto, recebem oficinas de cinema – nas quais é possível conhecer um pouco mais sobre o universo da sétima arte e, claro, colocar a mão na massa. Os participantes vão a ter a oportunidade de produzir um minidocumentário, que tem como pano de fundo a valorização da identidade local das comunidades de que fazem parte. O material será exibido em algumas sessões e nas redes sociais do projeto. “Nosso objetivo é inspirar o sentimento de pertencimento, estimulando as expressões culturais e seu registro pelas técnicas cinematográficas”, acrescenta Claudia.

 

Antes de cada sessão são realizadas atividades culturais relacionadas ao eixo temático dos filmes com o intuito de envolver especialmente as crianças e refletir sobre o enredo que será visto em sequência. Os participantes recebem premiações, que em sua maioria são livros também voltados ao tema do filme.

 

“Para a empresa este projeto é fundamental. Levando cultura, lazer e educação artística às comunidades onde atuamos, estamos agradecendo a essas famílias por nos receber em seus lares todos os dias, escolhendo nossos produtos. É uma das formas que encontramos de dizer ‘muito obrigado por estarem com a gente sempre’”, afirma o diretor-presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi.

 

Depois de Salto, o projeto segue para Itu, Itapetininga, São Roque, Votorantim e Araçariguama. O evento também já passou por Tatuí e Sorocaba. A programação completa pode ser conferida no site www.cineboapraca.com.br ou no Facebook https://www.facebook.com/CineBoaPraca.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas