Sexta, 26 Abril 2024

Vacinar nossos animais de estimação é uma necessidade para a saúde ideal deles, assim como nossa. As vacinas para gatos são menos conhecidas que as de cães, muito disso, por conta de sua redução. Enquanto cães costumam receber vacinas polivalentes de 8 ou até 10 tipos diferentes de imunizações, os gatos recebem a tríplice ou quádrupla.

 

Existem no mercado vacinas cada vez mais potentes, e ministrá-las é um ato responsável e ideal para a saúde do seu pequeno. Se você tem um cão, sabe bem dessa obrigação, mas sabe também das diferenças das vacinas entre gatos e cachorros?

As vacinas para felinos e sua quantidade

Imunizar o seu gatinho é o ideal para o convívio na cidade, levando em conta, principalmente, que o sistema imunológico dos gatinhos não é muito bem desenvolvido e precisa de vacinas para ficar saudável e em dia.

 

Aos 60 dias de vida, recomenda-se ministrar a primeira dose da vacina polivalente V3 ou a V4, que explicaremos as diferenças depois. Aos 90 dias, a segunda dose deve ser ministrada.

 

Aos 120 dias, dar-se-á a terceira dose da polivalente, assim como a vacina antirrábica, que é extremamente necessária para o crescimento saudável do gatinho.

 

Ter o calendário de vacinas para gatos em dia é sempre interessante para não perder as datas e correr o risco de deixar seu pequeno suscetível a doenças.

 

Mas quais as doenças estão sendo evitadas pela imunização?

A Raiva é uma das mais icônicas dentre as doenças que se busca com a imunização. Podendo afetar todos os mamíferos, a Raiva não tem cura e sua única forma de prevenção é realmente a vacinação.

 

Lembre de notar se o seu gatinho está saudável na hora da vacinação, visto que uma saúde abalada por ser ainda mais prejudicada com a vacinação, ok? Procure por sinais de febre, diarreia e afins, para que não tenha nenhum empecilho.

 

Vamos ver abaixo outras doenças além da Raiva, às quais o seu filhote ficará protegido depois da vacinação:

Clamidiose

Clamidiose é uma mistura de rinite com conjuntivite aguda e causa febre, secreções oculares e alguns espirros. Não costuma ser uma doença fatal quando tratada rapidamente, entretanto, sempre bom evitar o sofrimento, certo?

Calicivirose

Uma espécie de gripe um pouco mais grave, essa doença respiratória causa a presença de úlceras na cavidade oral e ainda pode causar infeções, contaminando áreas e órgãos diferentes, que pode evoluir para pneumonias, ou outras problemáticas fatais;

Rinotraqueíte

Causada pelo herpesvírus, ela é uma das maiores causas das doenças, por ser fatal para 60% dos filhotes que a contraem, começando com espirros, rinite, salivação, febre e falta de apetite;

Panleucopenia

Transmitida entre animais doentes e objetos contaminados, os felinos que possuem essa doença costumam ter febre, vômitos, depressão e muitas vezes, falta de coordenação motora, que pode levar o pet à morte. As primeiras vacinas polivalentes costumam ser suficientes para imunizar seu gato contra ela.

 

Por isso se fala da extrema importância das vacinas para gatos. Ao acompanhar o calendário de vacinas, você estará melhorando a qualidade de vida deles, assim como de sua casa, evitando que haja algum tipo de sofrimento evitável em seus pequenos.

 

A responsabilidade é completamente sua, e deve ser honrada em sua totalidade.

É melhor prevenir

As vacinas para cães podem ser mais vastas, mas não significa que as felinas são menos importantes. Como pudemos ver, as doenças de gatos são bem dramáticas e tristes ao gatinho, sendo necessário evitar à todo custo.

 

Para ter certeza que tudo dará certo, procure um local que conte com uma equipe veterinária profissional, e apenas o faça depois de uma consulta com o especialista.

 

Depois que suas dúvidas tiverem sido retiradas, faça as vacinas e acompanhe a melhora do gatinho bem de perto, visto que muitas vezes eles acabam apresentando sintomas de alergia leve, como vômitos, falta de apetite e sonolência.

 

Passado esse período, tudo deve ficar tranquilo e seu gato estará feliz e saudável!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome