Se você tem o desejo de comprar um automóvel ou imóvel, mas não possui uma verba para comprá-lo a vista, talvez seja o momento de optar por uma alternativa prática e simples. O financiamento imobiliário e o consórcio são duas alternativas possíveis que os consumidores possuem em mãos. Mas qual a diferença entre os dois?
Apesar de possuírem a mesma finalidade, o financiamento e consórcio funcionam de formas diferentes, e é o que você aprenderá aqui e poderá decidir qual a melhor alternativa para conquistar aquele carro ou até mesmo a casa própria!
Como funciona o financiamento?
Se você deseja fazer um financiamento imobiliário, tenha em mente que este processo deverá ser feito diretamente com uma instituição financeira, ou seja, um banco de sua confiança, que o ajudará a financiar sua casa ou apartamento.
O banco quitará o valor do seu imóvel e disponibilizará para você um contrato, explicando a forma como você irá efetuar o pagamento durante todo este processo, contendo o valor total do imóvel, o número de parcelas - de acordo com sua disponibilidade -, o valor de cada parcela e os juros atribuído a elas.
É importante falarmos dos juros, para que você tenha em mente que o valor a ser pago ao banco não será apenas do imóvel, mas que sim, será somado junto à taxa básica que a instituição atribuirá ao preço total da sua futura propriedade.
Sabendo disso, é interessante fazer uma pesquisa em mais de uma instituição, para que você possa escolher a que oferece a melhor forma de financiamento e claro, a que oferece uma taxa de juros menor, assim você poderá dispor de uma boa economia na hora de adquirir seu imóvel próprio.
Como funciona um consórcio?
Muitas pessoas possuem não sabem como funciona o consórcio e por isso em muitos casos não investem nessa ideia para adquirirem seus bens - sejam grandes ou pequenos. Mas antes de pensar que ele pode ser muito burocrático, nós iremos te provar o contrário e mostrar que essa pode ser uma boa alternativa.
Diferente do financiamento, esta modalidade não requer nenhuma ligação com instituições financeiras, ou seja, você não precisará escolher um banco de confiança e nem se preocupar com os juros que serão atribuídos ao seu carro dos sonhos, por exemplo.
Diferente do financiamento, você não irá obter o seu bem de forma muito rápida! Isso porque o consórcio é uma compra programada, ou seja, pessoas com vontade de adquirir um bem parecido, investem seu dinheiro e uma empresa administra todo esse investimento.
Qual a diferença entre o financiamento e o consórcio?
A diferença entre os dois é clara! Começando pelo meio em que a pessoa irá investir o seu dinheiro. Fazendo o financiamento você trabalhará diretamente com uma instituição financeira, ou seja, um banco. Já o com o consórcio, você trabalhará diretamente com uma empresa, que irá cuidar do seu investimento, fazendo com que o seu sonho se realize.
Com o financiamento você poderá adquirir o seu carro de forma rápida, já que o banco irá quitar o valor total do automóvel e negociando o parcelamento do produto + juros com você, por meio de contrato.
Já com o consórcio o procedimento pode ser um pouco mais demorado, mas não impossível! Seu dinheiro será investido junto à uma empresa de confiança e você terá o carro ou imóvel livre de juros.
Agora que você compreende a diferença entre os dois tipos de compra de bens, é hora de escolher o que melhor combina com você e o seu orçamento.
Benefícios de cada modalidade de compra
Se você precisa de um carro para ontem, por exemplo, o financiamento junto à uma instituição financeira pode ser interessante. O grande benefício do financiamento é que você conseguirá o produto com mais agilidade e não precisará esperar um prazo para tê-lo.
Mas é sempre importante lembrar que isso lhe custará juros, que podem ser altos ou não, vai depender do banco que você escolheu.
Já o consórcio pode ser uma boa alternativa se você quer seu apartamento próprio, mas pode esperar um prazo estipulado pela empresa que irá administrar o seu dinheiro. A grande vantagem é que você não irá se preocupar com juros durante o processo, pois o que é exigido por contrato pela empresa, é apenas uma taxa de administração, cujo valor é inferior ao juros que poderia ser cobrado por um banco, por exemplo.
Consórcio X Financiamento: qual a melhor opção?
Escolher a melhor opção na hora de realizar o sonho da casa própria ou até mesmo do automóvel dos sonhos vai depender exclusivamente do seu orçamento e do quão urgente você precisa do seu imóvel ou automóvel.
Como vimos anteriormente, as duas formas de financiar imóvel são diferentes e dispõe de regras de compra também diferenciadas. Então antes de fazer a compra do seu bem, seja ele grande ou pequeno, é importante colocar alguns pontos importantes na ponta do lápis.
Primeiramente, ambas as modalidades não precisam que você disponha de um orçamento altíssimo para dar início no seu sonho, mas é necessário verificar se o que você tem consegue cobrir as despesas de um financiamento imobiliário ou de um consórcio.
Depois de analisar sua situação financeira fica mais fácil escolher qual modalidade escolher e qual irá se adequar melhor ao seu estilo de vida financeiro.