• Buzinas de trem em área urbana incomodam população

    Barulho, desconforto, péssimas noites de sono e a conseqüente perda na qualidade de vida. Essa série de fatores nada agradáveis é resultado direto do barulho da buzina dos trens que atravessam regiões populosas da cidade de Santos. O modal ferroviário, uma alternativa fundamental para descongestionar os gargalos logísticos do maior porto da América Latina, tem tirado o sono das pessoas que moram próximas à linha férrea, especialmente no trecho da Avenida Francisco Glicério, entre o canal 1 e a Avenida Conselheiro Nébias

  • O glamouroso Parque Balneário

    Três foram as razões que me impeliram a escrever novamente sobre o magistral Parque Balneário Hotel. A primeira foi a solicitação de Eduardo Pappacena Carneiro, proprietário da tradicional loja de artigos masculinos Ao Camiseiro, para ver uma imagem do antigo Parque Balneário (veja), visto do lado praia, ou melhor dizendo da Av. Vicente de Carvalho. A segunda foi a ideia da amiga e jornalista Viviane Pereira, autora de várias obras, propondo o relançamento do livro Memórias da Hotelaria Santista, lançado em 1997, juntamente com a jornalista Helena Maria Gomes. Por fim a terceira, que foi ao ler recentemente, o belo e nostálgico artigo Parque Balneário, o Hotel dos Sonhos, de autoria do conhecido jornalista Luiz Gonzaga Alca de Sant´Anna, na excelente revista Depois da Cena, que é um autêntico espaço cultural do jornal A Tribuna.

  • Os caminhos construídos da ligação seca entre Santos e Guarujá - Parte I

    Nas últimas semanas assistimos a um esforço político do governo do Estado de São Paulo para alavancar o projeto da ligação seca, a ponte da Ecovias. Reuniões vêm sendo feitas para tentar adequar o projeto às necessidades do Porto.

  • Reforço com balsa na Travessia Santos-Guarujá

    Durante o feriado prolongado em comemoração ao dia de Nossa Senhora Aparecida, cerca de 118 mil veículos são esperados para a Travessia Santos/Guarujá. Para melhorar o acesso entre as cidades paulistas, a balsa FB-27, com capacidade para transportar 48 veículos, foi remodelada e já estará operando durante o feriadão.