Ao que tudo indica a Secretaria Especial de Portos – SEP não voltará a ser alvo de leilão entre partidos. A nomeação nesta quinta-feira (31), do novo secretário-executivo, Eduardo Xavier, revela o controle pessoal da presidente Dilma Rousseff sobre a SEP. Xavier foi adjunto do atual titular da SEP, Antonio Henrique Pinheiro Silveira, no Ministério da Fazenda. Ele atuou ainda mais próximo da presidente, como subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Em área que Dilma tem predileção: núcleo de infraestrutura e energia. Lembre-se que o titular da SEP é interino.
Terminais discutem recomposição de equilíbrio financeiro de contratos
Mais do que nunca o empenho oficial tem sido evidente para viabilizar os leilões de portos anunciados. Identificadas queixas, com algumas traduzidas em ações judiciais, as audiências públicas em Brasília têm o papel de aparar arestas e ganham contornos de acordo com a pauta. Realizadas pela agência nacional Antaq, a última delas, na quarta-feira (30), detalhou a metodologia para recomposição de equilíbrio econômico-financeiro de contratos. Além da Antaq, membros de estatais portuárias, da ABTP - pelos terminais em portos organizados - e a Casa Civil. Contribuições até 8 de novembro.
Vazamento de óleo obriga população a deixar suas casas no México
Um suposto furto de combustível causou um imenso vazamento em Guadalajara, no México. Mais de 7 mil pessoas tiveram que sair de casa.
Panalpina acusa maior participação de mercado no terceiro trimestre
O lucro bruto do Grupo Panalpina aumentou 6% no terceiro trimestre, chegando a 403 milhões de francos suíços (R$ 2,46 em cotação desta quinta-feira, 31). Todas as regiões registraram aumento no lucro bruto. O lucro consolidado foi de 24 milhões de francos, acumulando 62 milhões nos nove meses do ano. Cresceram as participações nos mercados de frete aéreo e marítimo. Os volumes de exportação da Ásia para a Europa cresceram depois de um começo de ano fraco. Os volumes dentro da Ásia também tiveram crescimento. Nas Américas o grupo registrou aumento no lucro bruto de 3%, para 121 milhões de francos suíços.
União privatiza os riscos da operação portuária
Outro entrave na reforma portuária relevado à imprensa diz respeito aos riscos do negócio. Escaldado, no atual marco regulatório o poder concedente, diga-se União, pulou fora. O alerta foi registrado no jornal Valor, em reportagem com advogados de uma empresa interessada nos terminais de grãos, na Ponta da Praia, em Santos/SP. Cabem aos futuros concessionários riscos como desvalorizações cambiais, aumentos de impostos, mudanças nas taxas de juros, licenças, greves ou manifestações que interrompam as operações. A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) teria criticado, mas foi mantido.
Antigo registra o fim do discurso de integração porto/cidade
A construção de um corredor de exportação de grãos nos limites entre porto e cidade, há mais de duas décadas, em Santos/SP, não levou em conta o crescimento urbano. Depois de décadas com a população acostumada ao discurso de integração porto/cidade, a postura do poder local mudou e agora, pede-se o fim da atividade portuária na elitizada Ponta da Praia. O articulista Fredrico Bussinger toca em vários aspectos da questão, que envolve qualidade de vida, desenvolvimento urbano, negócios e poder político.
Sauditas querem investir em petróleo e gás
A presença do príncipe Khaled Bin Al Waleed, da Arábia Saudita, no estado do Espírito Santo, confirma o interesse em negócios de petróleo e gás e energia no Brasil. Membro de um seleto grupo mundial de investidores individuais, representa negócios diversificados. Ele é o controlador da holding KBW. Em solo capixaba o interesse recai sobre a PetroCity, um porto em construção em São Mateus, 200 quilômetros ao norte de Vitória, com R$ 2 bilhões de investimentos privados. É projetado para o apoio offshore em petróleo e gás. Khaled também esteve em Santa Catarina.
OAB Santos convida para painéis sobre Direito Marítimo
Certamente pelo tamanho de seu porto, um dos territórios onde mais se aciona o direito marítimo, advogados de Santos/SP discutem a disciplina em várias faces nesta sexta-feira (1°), na OAB local. Dentro do tema Direito Marítimo no Código Comercial os painéis passam por Eficácia das Decisões do Tribunal Marítimo, Limitação de responsabilidade do transportador marítimo, e O Novo Direito Processual Marítimo.