Quinta, 28 Março 2024

Portogente estreia oficialmente o espaço Radar Global, destinado a traçar um panorama do setor logístico e portuário no mundo e voltado para informar o mercado brasileiro. Por meio de textos, links, imagens, vídeos e infográficos, desejamos convidar a comunidade logística a pensar e debater o planejamento do setor. Alinhado com o posicionamento do site, o Radar Global tentará, por meio de informações, opiniões e documentos, ajudar o mundo a se mover mais inteligente e facilmente.

Pegando carona no Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, celebramos a cada vez maior – embora ainda tímida – presença feminina no cenário logístico e de transportes. A versátil Claudia Sender hoje preside a Latam Airlines, maior empresa aérea do Hemisfério Sul. Ela cursou Engenharia Química na Universidade de São Paulo (USP) e tem MBA em gestão e finanças pela Harvard Business School. Fez longa carreira em empresas como a Whirlpool, maior fabricante mundial de eletrodomésticos, antes de chegar à Latam. Ela defende que a liderança feminina engaja mais o funcionário e é mais inclusiva, sendo um componente complementar à gestão realizada pelos homens. De visão otimista, Claudia acredita que mulheres alcançarão cargos de chefia com maior frequência nos próximos anos. É no seu exemplo de sucesso ao fazer o que gosta que prestamos nossas homenagens a todas as mulheres.

sender

Nobreza portuária - Promete ser bastante atraente ao mercado o arrendamento de novos terminais portuários para movimentação de papel e celulose e de veículos no Porto de Paranaguá, no Paraná. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) prepara os projetos técnicos e o diretor-geral da instituição, Mario Povia, adianta que serão "áreas nobres e de alto valor agregado do Porto". No caso do terminal de papel e celulose, existem instalações construídas de armazenagem e sistemas de descarregamento de caminhões. Já para o novo terminal de movimentação de veículos será destinada uma área de 170.200 metros quadrados, e a movimentação do empreendimento é estimada em 310 mil unidades por ano. Clique aqui e veja as plantas das áreas que serão arrendadas. Abaixo, destaque para o local onde será instalado o terminal de papel e celulose. 

planta paranagua

Paraíso do carvão - A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) se movimenta para implantar um complexo carboquímico em território gaúcho. Levantamento encomendado pela Federação detectou que o estado detém 90% de todas as reservas de extração de carvão do País. A entidade estuda a viabilidade econômica e logística do complexo para dar maior eficiência à atividade. É importante lembrar que esse segmento é um grande empregador de pessoas, mesmo com toda a tecnologia de extração disponível no mercado. O Brasil é um dos países com maior reserva de carvão mineral no planeta, conforme demonstra o gráfico abaixo.

reservaas carvao

Um mar de ondas radiofônicas - O Porto de Aveiro, em Portugal, mantém importante iniciativa em parceria com a rádio lusitana Terra Nova ao transmitir quinzenalmente o programa Porto de Encontro. O objetivo é contar histórias do mar e de gente do mar. No mais recente programa, o convidado foi Hugo Diogo, empreendedor e diretor da Compta Emerging Business, e ele falou sobre inovação e empreendedorismo na economia do mar.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

bruno merlin

Bruno Merlin


Bruno Merlin é redator e jornalista especializado nos temas logístico e portuário. Graduado pela Universidade Católica de Santos (UniSantos), há dez anos colabora com o Portogente, além de publicar reportagens em outros veículos como Folha de S. Paulo, SBT/VTV e Revista Textilia.

E-mail: brunomerlin@portogente.com.br