Em Economia, o termo mercado de concorrência imperfeita descreve um tipo de estrutura de mercado no qual a organização está inserida. Dividido entre concorrência perfeita e imperfeita, a diferença primordial entre essas duas vertentes é a capacidade de controlar o preço da lei de mercado.
O mercado característico da concorrência imperfeita é aquele que caracteriza-se pela grande possibilidade de os vendedores influenciarem a procura e os preços por meios de diferenciação dos produtos, propaganda, maior valor agregado, marca, etc. Ou seja, nesse tipo de estrutura de mercado existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço do mercado. Ele é subdividido em:
- Concorrência Monopolista ou Monopolizadora;
- Oligopólio;
- Monopólio.
Como exemplo de organizações inseridas em um contexto de concorrência imperfeita em diversos setores oligopolizados, temos: indústria automobilística – GM, Fiat, Ford, Renault, BMW, Mercedes Benz, Jeep, Toyota, Honda etc. Já na indústria alimentícia, temos: Sadia, Nestle, Bunge, etc.; enquanto que na indústria farmacêutica temos os seguintes exemplos: Eurofarma, Novartis, etc.