Quinta, 25 Abril 2024
O primeiro trem a circular no Brasil, em 30 de abril de 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis - depois Mauá -,foi tracionado por uma locomotiva inglesa construída por William Fairbain & Sons, em 1852, que recebeu o nome de "Baronesa" em homenagem a Maria Joaquina Machado de Souza, esposa do Barão de Mauá, construtor da ferrovia.

Hoje preservada como patrimônio histórico nacional - a única transformada em monumento cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - , a velha locomotiva ganhou tanta importância ao longo da história que já desfilou como principal atrativo de evento em São Paulo e foi uma das atrações do quarto centenário do descobrimento do Brasil em 1900 no Rio.

O equipamento está hoje no Museu Ferroviário do Engenho de Dentro, da RFFSA, localizado no Rio de Janeiro. Após servir o Imperador Pedro II, por muitos anos, foi retirada de tráfego em 1884, voltando a serviço algum tempo depois, para transportar um visitante ilustre, o Rei Alberto da Bélgica.

É um dos modelos mais antigos de máquina a vapor que se conhece. A Baronesa, por seu importante papel como pioneira no campo ferroviário do Brasil, transformou-se também em um importante marco da história do ferroviarismo mundial. 

Fontes: http://ferroviasetrensantigos.blogspot.com.br e http://vfco.brazilia.jor.br

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias