Segunda, 06 Mai 2024

 

 

1. Introdução

A Administração por Objetivos (APO) foi um método desenvolvido por Peter F. Drucker para melhor gestão, utilizando como princípio a necessidade da determinação de objetivos para o direcionamento de esforços e a obtenção destes.

 

 

2. Origem

Seu termo foi usado pela primeira vez em 1954 através do livro “The practice of Management” (em tradução livre: “A prática da Administração”), escrito por Peter F. Drucker. Ela surgiu como uma metodologia para a melhoria do desempenho financeiro, entretanto, isso causou alguns problemas entre a alta e a média administração da empresa, chegando-se a conclusão que um método financeiro por si só não era suficiente para aumentar a produtividade e resolver o problema de objetivos de setores distintos.


Sendo assim, a APO sofreu modificações que gerou grupos de trabalho com uma certa independência e objetivos próprios que, unidos aos dos outros grupos, atingiriam os objetivos globais da empresa. Além dessa mudança, os objetivos de um departamento ou funcionários poderiam ser discutidos com os seus superiores. E, finalmente, começou a formar as pases para a Administração por Objetivos e Metas como é conhecida hoje.

 


3. Características


A maior diferença entre essa forma de administrar dentre as outras foi a ideia em que gerentes, superiores e subordinados identifiquem objetivos comuns e através de discussões determinem os melhores caminhos para a empresa e seus departamentos. A noção de controles e avaliações é imprescindível, já que será através deles que os resultados e desempenho de todos serão medidos e, se necessário, correções serão feitas.


O ponto de partida são planejar os objetivos em planos de curto, médio e longo prazo. Assim, começa um processo de discussão e determinação de objetivos que inicia-se na alta gerência e vai até a nível operacional, estando ao alcance de todos na empresa.


Escolhidos e fixados os objetivos, utilizam estratégias empresariais e táticas para obtê-los, seguindo para a parte de planejamento estratégico e tático. O Planejamento estratégico é estabelecido pela alta administração e trata a empresa de forma global, visando o longo prazo para que possa alcançar seus objetivos; há o planejamento tático procura alcançar os objetivos de cada departamento ou setor, isoladamente, com a obtenção de resultados a médio e curto prazo. Estes são definidos pelo responsável de cada departamento ou setor.

 

4. Metodologia

Dentre a discussão, há fatores a se seguir, sendo-os:

  1. Determinar objetivos e metas precisos e comuns a todos;
  2. Estabelecer objetivos e metas para cada posição da organização;
  3. Participação da Gerência;
  4. Apoio integral da equipe de Staff, podendo ser por empresa interna, externa ou mista;
  5. Programa de desenvolvimento de executivos;
  6. Integração e hierarquia entre os vários objetivos e metas do geral para o setorial;
  7. Metas, controle de resultados, avaliações e revisão dos planos;
  8. Programa de desenvolvimento de executivos;
  9. Avaliar, antes de escolher os objetivos, a posição competitiva no mercado, inovação e criatividade nos produtos, produtividade e índices de eficiência, aplicação dos recursos físicos e financeiros, taxa de dividendos ou índice de retorno do capital investido (lucro), responsabilidade pública e social da empresa, qualidade da administração e desenvolvimento dos executivos.

 

Referências

CHIAVENATO, I., Introdução à Teoria Geral da Administração, 7 ed.. Rio de Janeiro: CAMPUS, 2003.

 


Veja também

Escola Virtual Portogente: Curso “Planejamento e Controle da Produção”;


Escola Virtual Portogente: Curso “Como tomar decisões e atingir objetivos”.

 

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