Sábado, 27 Abril 2024

1. Introdução

Metrópole designa uma cidade que exerce algum tipo de influência - seja cultura, social e/ou econômica - sobre outras cidades da região. Apesar de ter significados variados, sempre trata de uma cidade principal de uma região, país ou província.

 


2. Metrópole e seus conceitos

A definição mais comum para metrópole é a que a relaciona com uma cidade de grande importância em uma região para as demais cidades de uma região que, por essa razão, é chamada de região metropolitana. Também pode definir como metrópole uma cidade capaz de abrigar 1 milhão ou mais de habitantes em uma região ou apenas em uma cidade.


Metrópole também pode ser a cidade principal de uma região conturbada, ou seja, de um aglomerado de duas ou mais cidades que, por algum motivo, houve um crescimento urbano que ocasionou a “união” desses municípios. Veja mais em conurbação.

 


3. Megalópoles e Metrópoles


Megalópole é o fenômeno urbano que ocorre quando há a “união” de várias metrópoles ou regiões metropolitanas. Um exemplo disso é a faixa que se estende pela costa norte-americana desde Boston a Washington e compreende Nova York, Filadélfia e Baltimore, constituindo a maior megalópole do mundo.

 

4. Metrópoles no Brasil e no Mundo


A maior metrópole do mundo é Nova Iorque, localizada nos Estados Unidos, com uma população de aproximadamente 19 milhões de habitantes.


Em segundo lugar está Tóquio, cidade localizada no Japão, com aproximadamente 12 milhões habitantes. Tóquio é considerada a maior aglomeração urbana do mundo com 10% da população do Japão.


Segundo dados do IBGE de 1999, são consideradas metrópoles globais o Rio de Janeiro e São Paulo. São Paulo (Brasil) é a terceira maior metrópole do mundo com mais de 10,5 milhões de pessoas em um território de 1.530 km².


No Brasil, a metropolização é um fenômeno recorrente. Este processo muitas vezes veio acompanhado de problemas sociais devido à falta de planejamento, ocasionando a precariedade das condições dos migrantes que chegam à área, em processo de urbanização, com o sonho de melhores condições de vida.

 


Saiba mais:

Colunistas Portogente, Silvio dos Santos em: "Os 200 anos da abertura dos portos";

Mobilidade Urbana na Cidade de São Paulo.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias