Fazendo parte do estudo das ciências econômicas, segundo MANKIW (1999) o fundo mútuo é quando “uma instituição que vende cotas ao público emprega o resultado da venda para comprar uma seleção, ou portfólio, de vários tipos de ações, títulos ou ambos. “
Com a carteira de títulos, o cotista aceita qualquer risco e retorno associado ao portfólio vendido. Quando seu valor aumenta, o cotista lucra e, quando ele diminui, o cotista tem prejuízo.
A principal vantagem dentre a cotação dos fundos mútuos é que permite diferenciar suas aplicações de forma mais econômica, mesmo com poucos recursos, pois com uma determinada quantia em dinheiro, o cotista compra a cota de um fundo mútuo e, indiretamente, acaba tornando-se proprietária ou credora de centenas de grandes empresas. Geralmente, a empresa cobra esse serviço do cotista uma taxa anual de 0,2% e 2% dos ativos.
Outro benefício é o fato de que qualquer pessoa pode ter acesso ao que somente administradores financeiros profissionais fazem, tornando possível que qualquer indivíduo tenha essa oportunidade.
Referências
MANKIW. N. G., Introdução à Economia, Rio de Janeiro: Editora Campus Ltda, 1999.