Sexta, 22 Novembro 2024

1. Conceito Geral

O Clima Organizacional pode ser definido como a percepção e os reflexos do ambiente pelas pessoas que fazem parte dessas organizações. Dessa forma, se o ambiente externo é desagradável, o interno seguirá o mesmo resultado, fazendo com que efeitos negativos sejam gerados nos indivíduos integrantes, tais como falta de motivação, conflitos interpessoais, além de demissões e falta de rendimento.

 

2. Principais Fatores de Influência

Existem diversos fatores, divididos entre internos e externos, que auxiliam ou prejudicam o clima organizacional dentro de uma empresa, pois acaba afetando o indivíduo diretamente ou indiretamente.

Fatores Externos: Convivência familiar, lazer de forma geral, situação financeira familiar, política e economia, saúde, segurança pública e vida social do profissional.

Fatores Internos: Burocracia, remuneração, transporte da residência ao trabalho, incentivos profissionais, ambiente de trabalho, cultura e estrutura organizacional, segurança profissional e valorização do funcionário.

 

3. Principais Benefícios

O fator determinante para que uma empresa possa ter um bom desempenho é o ambiente de trabalho. Quando desenvolve-se um clima cordial e positivo de apoio e cooperação entre todas as partes participantes da empresa, os resultados são de alto padrão técnico e os objetivos são alcançados de forma mais eficaz. Alguns pontos positivos que, se a empresa tiver um clima organizacional negativo pode reverter-se para a oposição de seus benefícios, são:

  1. Contribui para o aperfeiçoamento das relações;
  2. Fortalece a filosofia de melhoria contínua
  3. Aumenta significativamente a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade do colaborador;
  4. Cria condições para a sustentação da produtividade e qualidade de vida dos funcionários;
  5. Fornece melhor comunicação entre a diretoria da empresa e os funcionários, facilitando a tomada de decisões as tornando mais seguras.
  6. Oferece subsídios para ações dos recursos humanos;
  7. Contribui para o desenvolvimento da gestão participativa, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho.
  8. Manipulação e avaliação do Clima Organizacional

 

4. Manipulação e Avaliação do Clima Organizacional

O responsável a promover a satisfação e a motivação dos empregados de uma organização são aqueles que exercem a administração de recursos dentro da empresa. Mesmo assim, não basta a percepção e a avaliação do clima organizacional pelo administrador, pois o diagnóstico sem a implantação da solução é ineficaz. Por isso, é importante a capacidade do administrador conduzir concomitantemente as metas empresarias com a realização pessoal dos seus integrantes.

Para que o sucesso na mudança seja possível, o administrador deverá perceber o ambiente e implementar as mudanças de forma rápida para a realização dos objetivos anteriormente planejados. Para isso, são necessárias as seguintes características:

  1. Perspectiva do meio ambiente;
  2. Integração entre os participantes;
  3. Compreensão do passado e do presente da empresa, com pleno conhecimento dos objetivos desta;
  4. Capacidade de resolver problemas que surgem no meio ambiente de trabalho, sendo facilmente flexível e adaptável.

 

Referências

Chaves, F. A Identificação do clima organizacional e sua importância como ferramenta gerencial. Revista Estudos Empresariais, ano 2, número 2.

GODINHO, J. Administração Geral. Santos, 2014.

 

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