1. Conceito Geral
O Clima Organizacional pode ser definido como a percepção e os reflexos do ambiente pelas pessoas que fazem parte dessas organizações. Dessa forma, se o ambiente externo é desagradável, o interno seguirá o mesmo resultado, fazendo com que efeitos negativos sejam gerados nos indivíduos integrantes, tais como falta de motivação, conflitos interpessoais, além de demissões e falta de rendimento.
2. Principais Fatores de Influência
Existem diversos fatores, divididos entre internos e externos, que auxiliam ou prejudicam o clima organizacional dentro de uma empresa, pois acaba afetando o indivíduo diretamente ou indiretamente.
Fatores Externos: Convivência familiar, lazer de forma geral, situação financeira familiar, política e economia, saúde, segurança pública e vida social do profissional.
Fatores Internos: Burocracia, remuneração, transporte da residência ao trabalho, incentivos profissionais, ambiente de trabalho, cultura e estrutura organizacional, segurança profissional e valorização do funcionário.
3. Principais Benefícios
O fator determinante para que uma empresa possa ter um bom desempenho é o ambiente de trabalho. Quando desenvolve-se um clima cordial e positivo de apoio e cooperação entre todas as partes participantes da empresa, os resultados são de alto padrão técnico e os objetivos são alcançados de forma mais eficaz. Alguns pontos positivos que, se a empresa tiver um clima organizacional negativo pode reverter-se para a oposição de seus benefícios, são:
- Contribui para o aperfeiçoamento das relações;
- Fortalece a filosofia de melhoria contínua
- Aumenta significativamente a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade do colaborador;
- Cria condições para a sustentação da produtividade e qualidade de vida dos funcionários;
- Fornece melhor comunicação entre a diretoria da empresa e os funcionários, facilitando a tomada de decisões as tornando mais seguras.
- Oferece subsídios para ações dos recursos humanos;
- Contribui para o desenvolvimento da gestão participativa, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho.
- Manipulação e avaliação do Clima Organizacional
4. Manipulação e Avaliação do Clima Organizacional
O responsável a promover a satisfação e a motivação dos empregados de uma organização são aqueles que exercem a administração de recursos dentro da empresa. Mesmo assim, não basta a percepção e a avaliação do clima organizacional pelo administrador, pois o diagnóstico sem a implantação da solução é ineficaz. Por isso, é importante a capacidade do administrador conduzir concomitantemente as metas empresarias com a realização pessoal dos seus integrantes.Para que o sucesso na mudança seja possível, o administrador deverá perceber o ambiente e implementar as mudanças de forma rápida para a realização dos objetivos anteriormente planejados. Para isso, são necessárias as seguintes características:
- Perspectiva do meio ambiente;
- Integração entre os participantes;
- Compreensão do passado e do presente da empresa, com pleno conhecimento dos objetivos desta;
- Capacidade de resolver problemas que surgem no meio ambiente de trabalho, sendo facilmente flexível e adaptável.
Referências
Chaves, F. A Identificação do clima organizacional e sua importância como ferramenta gerencial. Revista Estudos Empresariais, ano 2, número 2.
GODINHO, J. Administração Geral. Santos, 2014.