Alterações marginais é referente às escolhas que envolvem a efetivação de pequenos ajustes incrementais a um plano de ação existente. Em muitas situações, seja na vida ou um âmbito macroeconômico, as pessoas tomarão decisões melhores se pensarem na margem. Um bom empreendedor só toma decisões racionais somente se o benefício marginal de tal ação exceder seu custo marginal.
Um exemplo para verificação dessa afirmação é no caso de uma empresa aérea em que a tomada de decisão seria o quanto deve-se cobrar dos passageiros que desejam voar standby. Essa empresa, chamada de AirBlue, possui aviões de 200 lugares e a viagem custa US$ 100.000,00 para organização. Nesse caso, o custo médio de cada assento seria US$500,00, dessa forma, o valor a ser cobrado pela passagem deve, pelo menos, custar US$ 500,00.
Mas onde que se encaixa a margem? Em mais uma suposição, há 5 assentos vazios e uma pessoa que deseja pagar US$ 300 pela passagem. AirBlue deve aceitar a barganha?
Sim. Como os assentos estão vazios, mesmo que o custo médio seja de US$ 500, o custo marginal será apenas do que o passageiro sortudo irá consumir dentro do avião. Como os passageiros pagam mais que o custo marginal, a venda dessa passagem é lucrativa.