Sexta, 19 Abril 2024

Em Economia, o termo mercado de concorrência imperfeita descreve um tipo de estrutura de mercado no qual a organização está inserida. Dividido entre concorrência perfeita e imperfeita, a diferença primordial entre essas duas vertentes é a capacidade de controlar o preço da lei de mercado.


O mercado característico da concorrência imperfeita é aquele que caracteriza-se pela grande possibilidade de os vendedores influenciarem a procura e os preços por meios de diferenciação dos produtos, propaganda, maior valor agregado, marca, etc. Ou seja, nesse tipo de estrutura de mercado existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço do mercado. Ele é subdividido em:

  1. Concorrência Monopolista ou Monopolizadora;
  2. Oligopólio;
  3. Monopólio.

Como exemplo de organizações inseridas em um contexto de concorrência imperfeita em diversos setores oligopolizados, temos: indústria automobilística – GM, Fiat, Ford, Renault, BMW, Mercedes Benz, Jeep, Toyota, Honda etc. Já na indústria alimentícia, temos: Sadia, Nestle, Bunge, etc.; enquanto que na indústria farmacêutica temos os seguintes exemplos: Eurofarma, Novartis, etc.

 

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias