É o maior porto de Taiwan, com cerca de 9,8 milhões de TEU's movimentados no ano de 2013, o que o coloca em 13º no ranking global de movimentação de contêineres. É operado pela Taiwan Internacional Ports Corporation, a única empresa de gestão estatal portuária de Taiwan.
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Porto é o mais importante de Taiwan e o 13º maior em termos de contêineres movimentados do planeta
Histórico
Originalmente e naturalmente, o porto era apenas uma grande lagoa, antes de ser finalmente desenvolvido como um centro comercial de operações portuárias através dos séculos.
No século XVI, algumas aldeias já haviam estabelecido-se no litoral na região atual de Kaohsiung, que era chamado de Takau na época. Os colonos holandeses da Companhia das Índias Orientais chegaram em Takau aproximadamente em 1620 e identificaram, para suas atividades, potencial na então lagoa, iniciando o desenvolvimento do porto moderno.
Em 1858, a dinastia Qing perdeu a Segunda Guerra do Ópio para as forças franco-britânicas, e assimou o Tratado de Tianjin. De acordo com o acordo, o governo do Qing foi designado para realizar obras e abrir cinco portos de Taiwan para o comércio exterior. Como um dos cinco portos, o então porto de Takau foi aberto nestas condções em 1864. Após a perda da guerra Primeira Guerra Sino-Japonesa, o porto foi cedido ao Japão em 1895.
Logo no início da admnistração japonesa, o governo colonial decidiu empreender grandes projetos com a intenção de desenvolver o porto em um porto moderno. A expansão ocorreu em três estágios, sendo o primeiro concluído em 1908, o segundo em 1912 e o terceiro interrompido com o iníco da II Guerra Mundial, quando porto foi fortemente bombardeada pelos aliados ocidentais.
Após o término da II Guerra, o governo de Taiwan reiniciou os projetos de desenvolvimento do porto e voltou a ter autonomia sobre as atividades da região. O chamado localmente de segundo porto teve sua construção finalizada em 1975, com a demolição da ponte entre Siaogang e Cijin.