O Porto de Houston é está localizado na cidade de mesmo nome, considerada a quarta maior dos Estados Unidos, no estado do Texas. O porto é composto por complexo que se estende por cerca de 40 milhas de extensão com instalações públicas e privadas, localizadas apenas a algumas horas de navegação do Golfo do México, o que, por si só, confere grande vantagem competitiva. É o porto mais movimentado nos Estados Unidos em termos de tonelagem de carga com origem estrangeira, segundo mais movimentado em termos de tonelagem global, e o décimo terceiro mais movimentado do mundo. Embora originalmente os terminais do porto eram localizados dentro dos limites cidade de Houston, a expansão deu-se a tal ponto que hoje estão presentes instalações em várias comunidades da área circundante, com destaque para o terminal mais movimentado do complexo, o Barbours Cut Terminal, está localizado em Morgan's Point.
O Porto de Houston é uma entidade cooperativa constituída tanto pela autoridade portuária que opera os principais terminais ao longo do canal, e por mais de 150 empresas privadas situadas ao longo de Buffalo Bayou e da Baía de Galveston. Muitas empresas de petróleo têm construído ao longo de refinarias ao longo do complexo, onde estão parcialmente protegidos contra a ameaça de grandes tempestades oriundas do Golfo do México. O complexo petroquímico associado ao Porto de Houston é um dos maiores do mundo.
Imagem: Wikipedia Commons
Porto é um dos mais importantes nos Estados Unidos e América do Norte
Histórico
O porto original de Houston estava localizado na confluência de Buffalo Bayou e da White Oak Bayou no centro de Houston. Esta área é chamada de Allen's Landing, que também é o berço da cidade de Houston em si, e atualmente é um parque.
Os pontos de atracação das embarcações cresceram exponenciamente na Buffalo Bayou, incluindo o porto de Harrisburg (parte atual das atividades portuárias) e as docas em Allen Ranch. Até o final do século 19, Buffalo Bayou havia se tornado um importante canal de navegação, rivalizando com o porto de Galveston em importância comercial.
A aprovação da criação do porto moderno ocorreu em 1909, acreditando que um porto interior, com proteções naturais contra as tempestades do Golfo, enquadraria-se nas expectativas de desenvolvimento na região, princialmente após o furacão que praticamente destruiu o porto de Galveston em 1900. O presidente dos EUA na época, Woodrow Wilson, inaugurou oficialmente as instalações em 10 de novembro de 1914. As previões foram atendidas, e o porto logo tornou-se um dos mais importantes pontos de comércio na AMérica do Norte e entrou de vez para o cenário global.
Em 1977, o Porto de Houston inaugurou o Barbours Cut Terminal, especializado em contêineres, que rapidamente tornou-se o maior e mais importantes terminal do porto. A abertura do Terminal Bayport em 2006 ampliou ainda mais o alcance da autoridade portuária fora da cidade de Houston.
Dias atuais
Cerca de 250 milhões de toneladas brutas de carga foram movimentadas pelo Porto em 2013, a maioria dos quais estão relacionadas com o petróleo. O Porto tem dois terminais exclusivamente dedicados à movimentação de contêineres: o Barbours Cut e o Bayport, inaugurado em Outubro de 2006. Terminais de carga adicionais gerais incluem, por exemplo, as instalações de Turning Basin, Jacintoport, Woodhouse e Care.
A Autoridade Portuária oferece um cruzeiro de 90 minutos a bordo do M/V Sam Houston, para promover o turismo na cidade e no porto. Uma vez que o canal do porto está permanentemente fechado ao tráfego de lazer, este é o único meio pelo qual o público em geral pode visualizar as operações portuárias e, assim, os passeios são altamente populares.
A Port of Houston Authority, oepradora do porto, é uma subdivisão política independente do Estado do Texas governada por uma comissão de sete membros. A cidade de Houston e o tribunal comissionário do condado de Harris nomeiam dois comissários cada, e estas duas entidades governamentais nomeiam conjuntamente também o presidente da Comissão do Porto. As operações diárias são supervisionados por um Director Executivo, que responde à Comissão.
Um projeto de renovação do Turning Basin Terminal começou a ser executado em 2010 e está prevista para terminar em 2020. Éum complexo multiuso com cais abertos e 37 docas que são usadas para descarga direta e carregamento de carga solta, contêineres, ou cargas industriais pesadas. O objetivo da renovação é acomodar o aumento do transporte de aço, que aumentou mais de 3 milhões de toneladas nos primeiros nove meses de 2013, contra 2 milhões de toneladas em relação ao mesmo período do ano anterior.
Conexões
As rotas que zarpam de Houston tem seu destino dividido em:
- Europa 32%
- América Latina 22%
- Asia 15%
- América do Norte 13%
- África 12%
- Oriente Médio 7%
Com informações da Autoridade Portuária de Houston.