- A navegação costeira, que está relacionada com as atividades no mar para a qual, e em princípio, não é necessário a utilização de instrumentos, porque se navega vendo terra firme;
- A navegação oceânica ou de alto mar, que exige a utilização de instrumentos de localização, sejam eles manuais ou eletrônicos.
O radar é utilizado nestes dois tipos de navegação.
Outro termo muito importante na navegação é o posicionamento, que resume-se no conjunto de técnicas que vão permitir deslocar-se no mar, quer para determinar uma posição (para o qual se pode "fazer o ponto" com um sextante e se marca numa carta náutica), que para calcular a rota a seguir para chegar ao ponto de destino.
Assim:
- Na navegação de cabotagem, o posicionamento é feito a partir de conhecenças - ponto conspícuo na costa, também marcado nas cartas (mapas náuticos), como faróis, igrejas e torres, entre outros pontos.
- Na navegação por estimativa, calcula-se onde está a embarcação.
- Na navegação astronômica, como uma carta e um sextante, e ainda mais recentemente com ajudas eletrônicas como o GPS.
Rota
Navegar baseia-se na determinação da rota que leva a embarcação mais rapidamente possível de um ponto A a um ponto B, aproveitando ventos e marés, e evitando todos os perigos existentes durante esse trajeto.
Com informações da Wikipedia.