Quarta, 24 Abril 2024

O 14-Bis foi o avião com o qual o brasileiro Santos Dumont fez história. Em 23 de outubro de 1906, pela primeira vez um homem ergueu-se do solo, com recursos de um aparelho mais pesado que o ar, realizando um vôo planado.

Foi fabulosa a façanha de alçar pela primeira vez um avião a voo. O feito aconteceu no Campo de Bagatelle, em Paris, capital francesa, país no qual Santos Dumont já era idolatrado por suas aventuras em voos com balões.

Já admirado por suas pesquisas e invenções, Santos Dumont conseguiu reunir milhares de pessoas e membros da imprensa internacional para aplaudirem o feito do brasileiro.

Na ocasião, voou por cerca de 60 metros a uma altura de 2 a 3 metros. Uma controvérsia, no entanto, paira no meio da aviação: os norte-americanos irmãos Wright reclamam para si este feito, mas diferentemente de Santos Dumont o voo teria sido feito em uma fazenda, sem testemunhas.

Diante da importância da data, o Dia do Aviador (23 de outubro) foi oficializado com a publicação da Lei 218, de 4 de julho de 1936, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Getúlio Vargas.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias