O primeiro trem a circular no Brasil, em 30 de abril de 1854, com a inauguração da Estrada de Ferro Petrópolis - depois Mauá -,foi tracionado por uma locomotiva inglesa construída por William Fairbain & Sons, em 1852, que recebeu o nome de "Baronesa" em homenagem a Maria Joaquina Machado de Souza, esposa do Barão de Mauá, construtor da ferrovia.

Hoje preservada como patrimônio histórico nacional - a única transformada em monumento cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - , a velha locomotiva ganhou tanta importância ao longo da história que já desfilou como principal atrativo de evento em São Paulo e foi uma das atrações do quarto centenário do descobrimento do Brasil em 1900 no Rio.

O equipamento está hoje no Museu Ferroviário do Engenho de Dentro, da RFFSA, localizado no Rio de Janeiro. Após servir o Imperador Pedro II, por muitos anos, foi retirada de tráfego em 1884, voltando a serviço algum tempo depois, para transportar um visitante ilustre, o Rei Alberto da Bélgica.

É um dos modelos mais antigos de máquina a vapor que se conhece. A Baronesa, por seu importante papel como pioneira no campo ferroviário do Brasil, transformou-se também em um importante marco da história do ferroviarismo mundial. 

Fontes: http://ferroviasetrensantigos.blogspot.com.br e http://vfco.brazilia.jor.br

 

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s