Os computadores cuidam da maior parte do trabalho dos petroleiros modernos. A tripulação é composta de apenas 25 pessoas, em média. Elas passam toda a viagem na torre, situada na parte de trás do navio, deixando o máximo de espaço para a carga. Ali funciona a cabine de comando, camarotes, restaurante, biblioteca etc.
PELO CANO
O convés do petroleiro é forrado de canos interligados, que distribuem o óleo igualmente entre os diferentes tanques para garantir o equilíbrio do navio. No carregamento, o óleo flui por esta rede de canos naturalmente, seguindo a força da gravidade. Já no descarregamento entra em ação um sistema de bombeamento de alta pressão
800 CARROS
A propulsão do petroleiro fica por conta de uma única hélice de cinco pás e até 10 metros de diâmetro, movida por um motor de 50 mil cavalos - cerca de 800 vezes mais potente do que um carro popular. Isso leva o petroleiro a uma velocidade máxima de 30 km/h, o suficiente para ir do Oriente Médio aos Estados Unidos em cerca de dois meses
MOVIDO A DIESEL
Um petroleiro consome uma média diária de 35 toneladas de um diesel especial, usado exclusivamente em grandes embarcações. Metade desse combustível alimenta o motor principal. A outra metade gera energia para todo o navio e calor para o sistema de serpentinas que mantém o óleo aquecido durante as cargas e descargas
MEDIDAS
Tamanho médio de um petroleiro VLCC (Very Large Crude Carrier)
Capacidade de petróleo: 330 milhões de litros
Fonte: mundoestranho