É um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores portèncias econômicas do mundo, mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990, com a visão de favorecimento da negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que, juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do fluxo de comércio mundial e dois terços da população mundial. O G-20 realizada estudos, análises e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional e encaminha as questões que estão além das responsabilidades individuais de qualquer organização. O G20 é, nos dias atuais, o conselho mais importante em termos econômicos, ultrapssando em relevância o G8.
Os países membros são:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coréia do Sul
- EUA
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- União Europeia
- Turquia
Como principais objetivos, podemos citar:
- Coordenação de políticas entre os seus membros, a fim de alcançar a estabilidade econômica global e o crescimento sustentável;
- Promover a regulamentação financeira que reduzam os riscos e prevenir futuras crises financeiras;
- Modernização da arquitetura financeira internacional.
O G20 mantém tamnbém uma estreita relação com as organizações internacionais formais, tais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial (BM), o Conselho de Estabilidade Financeira, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Organização Mundial do Comércio (OMC) , as Nações Unidas e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que participam regularmente das reuniões do conselho.