É uma empresa ferroviária criada com o propósito de ligar Porto Velho (RO) e Santarém (PA), com um ramal passando por Cuiabá (MT), e interligando-se a FEPASA em Santa Fé do Sul (SP), e a daí então, ao porto de Santos. É uma concessão federal por 90 anos, inicialmente concedida para a empresa privada Ferronorte S.A..
Imagem: OO Cities
Mapa da ferrovia
Histórico
Em 1975, o deputado federal pelo estado do Mato Grosso Vicente Vuolo, apresentou Projeto de Lei para inclusão no Plano Nacional de Viação de ligação entre o estado de São Paulo e Cuiabá. O traçado da nova ferrovia partiria de Rubinéia (SP), passando por Aparecida do Taboado (então MT, hoje MS), Rondonópolis (MT) e atingiria Cuiabá (MT), conforme a Lei 6.346 de 6 de julho de 1976.
Em 19 de maio de 1989 foi assinado o contrato de concessão da ferrovia, e após inúmeros adiamento foram iniciadas as obras do trecho Santa Fé do Sul (SP) - Alto Araguaia (MT) em 1991. Estas foram concluídas em 1998, quando o trecho passou a entrar em operação
Foi criada em julho de 1998, o holding Ferropasa, empresa que controlava as ferrovias Ferronorte e Novoeste. Em novembro de 1998 a Ferropasa, fez parte do grupo vendedor do leilão da Malha Paulista (ex-Fepasa), que passou a ser denominada Ferroban.Posteriormente foi criada a holding Brasil Ferrovias, que congregava a operação da Novoeste, Ferronorte e Ferroban.
Em 2006 o controle do Grupo Brasil Ferrovias foi assumido pela América Latina Logística e a Ferronorte passa a ser nomeada como América Latina Logística Malha Norte S.A. após aprovação em 6 de agosto de 2008 pela ANTT.