Saiba mais sobre Logística no curso de nossa escola virtual.
A palavra logística é oriunda do verbo francês loger, que, em tradução livre ao nosso idioma, significa alojar. Foi o termo utilizado, primariamente, para descrever a ciência da movimentação e dos suprimentos de uma força militar em um terreno, sendo este seu uso primordial. Posteriormente, teve sua utilização associada a gestão do fluxo de insumos em uma determinada organização, desde sua entrada no processo como matéria-prima até o produto acabado em si.
Imagem: Portogente
A logística é essencial para toda e qualquer atividade comercial
Pode ser definida ainda como o fluxo de recursos entre um ponto x de origem e um ponto x de destino, seja este com a finalidade de atender clientes internos ou externos. Tais recursos podem incluir uma enorme gama de insumos, tais como alimentos, pessoas, informações, energia, entre outros. A logística voltada para itens físicos, de forma geral, envolve a integração do fluxo de informações, movimentação de materiais, processos produtivos, embalagem, estocagem, armazenagem, transporte, e, por último, porém não menos importante, a segurança. Nos dias atuais, softwares específicos dão ao operador uma visão geral dos processos logísticos, por meio de análises e modulações. De forma sucinta, o objetivo a excelência logística em uma cadeia é a minimização do uso de recursos para os processos, bem como a redução do tempo necessário para as respectivas realizações dos mesmos.
Existem vários subtipos de logística, dos quais podemos destacar a Logística reversa, a Logística de transportes, a Logística empresarial, a Logística internacional e a Logística humanitária.