A receita de frete (em inglês, gross freight revenue), que é o que o armador efetivamente recebe para um transporte matírimo, consiste na quantidade de TEU’s transportados multiplicada pelo frete, ou preço de unidade transportada, em TEU’s, expresso geralmente em dólar. O cálculo do frete é feito em base no tempo e custo da viagem, considerando-se uma regularidade de serviço e o espaço oferecido em cada navio.
Imagem: Maersk Line - Divulgação
Unidades possuem um custo unitário baseado em diversos fatores
Como características do mercado, temos:
• Frete estabelecido por livre negociação entre as partes envolvidas
• Livre e competitivo, sem barreiras para a entrada de armadores novos no mercado
• Joint ventures (parcerias entre armadores em um determinado serviço)
• Navios cada vez maiores e voltados para a redução do consumo de combustível e redução do custo unitário de transporte por unidade do armador
• Frete competitivo
• Contratos por longos períodos de tempo
Como principais elementos de formação do frete, temos:
• Custos da viagem (Cost yard), que envolvem todas as despesas decorrentes da atracação, operação e saída do navio de um determinado porto
• Bunker (combustível)
• Custos de tripulação
• Manutenção e reparo da embarcação
• Se o navio é afretado, o aluguel por utilização da embarcação
• Custos administrativos
• Custo de capital
• Margem de lucro
Fonte: Nelson Carlini (http://www.slideshare.net/viexamericas/nelson-carlini)