A grande expansão da rede de canais estreitos atendeu às emergentes áreas industriais de Shropshire e Birmingham, que foram conectadas a Yorkshire e Lancashire, se estendendo até Londres.
O trecho de Londres a Birmingham era denominado de Grand Union Canal. Era o eixo principal do sistema de canais ingleses com a extensão de 137 milhas (220 km) e 166 eclusas. O canal tinha conexões com Leicester, Slough, Aylesbury, Wendover e Northampton.
Grand Union Canal era também o nome original de um trecho do canal de Leicester, o qual posteriormente foi denominado de Old Grand Union Canal para evitar ambiguidade. Com as obras realizadas de 1929 a 1932, através do amálgama de diversos canais, sua extensão atingiu 286.3 milhas (461 km) se tornando o mais longo canal do Reino Unido.
Foto: Victor Thives dos Santos
Eclusas de Camden no Regent’s Canal – Londres 2012
Outra via fluvial importante foi o Regent’s Canal, com 14,4 km de extensão, o qual cruzava a área localizada ao norte do centro de Londres. O Canal Regente ligava a Bacia de Paddington, a oeste de Londres, e o Grand Union Canal com a Bacia de Limehouse no Rio Tâmisa, a leste de Londres.
As dimensões máximas das embarcações que navegavam no Regent’s Canal eram: comprimento 72,0 pés (21,95 m); largura 14,0 pés (4,27 m); altura 9 pés e 2 polegadas (2,79 m); com um calado de 3 pés e 6 polegadas (1,15 m).