Samuel Plimsoll nasceu no dia 10 de fevereiro de 1824, e falceu em 3 de junho de 1898. Foi um político britânico e reformador social, porém mais lembrado por ter concebido a linha Plimsoll, consistente de uma linha no casco de um navio que indica o calado máximo seguro e, portanto, o bordo livre mínimo para o navio em diversas condições de operação.
Vida
Nasceu em Bristol, e logo mudou-se para Whiteley Wood Hall, Sheffield, além de ter passado parte de sua infância em Penrith, Cumbria. Deixou a escola em ainda cedo, tornando-se caixeiro na Cervejaria Rawson, onde passou a ser gerente. Em 1853, tentou se tornar um comerciante de carvão em Londres. Falhou, caindo na miséria e passando a viver em uma espécie de cortiço, e, através desta experiência, ele aprendeu a simpatizar com as lutas dos pobres, e quando voltou a sua boa sorte, resolveu dedicar seu tempo para melhorar a condição de vida de seus conterrâneos menos favorecidos. Seus esforços foram dirigidos especialmente contra o que eram conhecidos como "navios caixão", incapazes de navegar e sobrecarregados, em que os proprietários inescrupulosos arriscaravam as vidas de suas tripulações.
Carreira
Em 1868, Plimsoll foi eleito como o Membro Liberal do Parlamento, representando o condado de Derby, e se esforçou em vão para aprovar uma lei que tratava do assunto de uma linha de carga máxima de segurança em navios, sendo o principal obstáculo o número de proprietários de embarcações presentes no Parlamento. Em 1872, publicou um trabalho intitulado Nossos Marinheiros, que se tornou conhecido em todo o país. Assim, em 1873, foi nomeado para uma Comissão Real, e em 1875 um projeto de lei do governo foi apresentado, que Plimsoll, apesar de considerá-lo inadequado, resolveu aceitar. Em 22 de Julho, o primeiro-ministro, Benjamin Disraeli, anunciou que o projeto seria abandonado. Plimsoll perdeu seu auto-controle, aplicou o termo "vilões" para os membros da Câmara, e tentou agredir o primeiro-ministro. Eventualmente, Plimsoll fez um pedido de desculpas. Muitas pessoas, no entanto, compartilharam de sua visão, de que o projeto de lei havia sido sufocado pela pressão dos armadores, e um sentimento popular forçou o governo a aprovar uma lei que, no ano seguinte, foi alterado na Lei da Marinha Mercante. Isso deu poderes rigorosos de inspecção para a Board of Trade, e a marca que indica o limite seguro para que um navio pode ser carregado se tornou geralmente conhecido como marca Plimsoll ou linha. Plimsoll foi reeleito para o Parlamento na eleição geral de 1880 por uma grande maioria, mas desistiu de sua sede para William Vernon Harcourt, acreditando que este, como o secretário, poderia promover os interesses dos marinheiros de forma mais eficaz do que qualquer membro privado. Ele não quis entrar novamente para o Parlamento, e mais tarde tornou-se distante dos líderes Liberai, por considerar como sua falta de fé em negligenciar a questão da reforma do transporte. Foi durante alguns anos o presidente honorário da União Nacional dos Marinheiros e da União dos Bombeiros, chamando a atenção para os horrores dos navios currais, onde os animais eram transportados em condições terríveis e superlotados. Mais tarde, visitou os Estados Unidos para tentar garantir a adoção de um tom menos amargo para a Inglaterra nos livros históricos usados nas escolas americanas. Morreu em Folkestone, Kent, em 1898 e foi enterrado no cemitério de São Martinho.