Foto: Laire José Giraud - Acervo Pessoal
Foi um navio rebocador de alto-mar pertencente à Marinha do Brasil, sendo o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a tribo indígena presente na América do Sul e no Brasil. Foi construído pelo Vickers, Sons & Maxim, Ltd., em Barrow-in-Furness em 1912. Como características técnicas, possuía peso leve em deslocamento de 293 t, e 514 quando carregado, 38,73 m de comprimento e 6,71 m de boca. Dotado de um motor de 850 hp que possibilitava uma velocidade máxima de 11 nós, foi lançado e incorporado também no ano de 1912. Nos dias 29 e 30 de maio de 1913, foi docado no Dique Guanabara da Ilha das Cobras para raspagem e pintura do fundo.
O naufrágio
A Esquadra da Marinha de Guerra do Brasil realizaria manobras de alto-mar, em uma série de exercícios de simulação e treinamento no trecho de mar compreendido entre as ilhas de São Sebastião e Alcatrazes. O início dessas manobras estava previsto para noite do dia 3, e deveriam prolongar-se no decorrer de todo o dia. Na manhã do dia seguinte, a esquadra deveria aportar em Santos, onde autoridades civis e militares haviam previsto a realização de diversas homenagens aos homens da Marinha, com grandes manifestações populares de júbilo. Porém, na madrugada de 3 de Outubro, em circunstâncias não esclarecidas, em noite com boa visibilidade era boa, sem neblina ou chuva, naufragou ao largo da Ponta do Boi, em São Sebastião, abalroado pelo vapor Borborema, do Lloyd Brasileiro, após colisão da popa do mesmo ao costado do Guarany, fazendo grande numero de vitimas, entre elas o 1º Tenente Eleutério Lopes do Canto, os Guardas-Marinha Gabriel Alvares Barata, Mario Nazareth Filho, Amaro Silveira, Benedicto Ribeiro Dutra, Francisco Agostinho Martinelli, Cypriano Vianna, Accacio Pimenta de Mello e Carlos Viriato de Medeiros. Dos 28 tripulantes a bordo, apenas 7 foram salvos. Com a tragédia, a visita da esquadra a Santos foi cancelada e, o então presidente da República, Mal. Hermes da Fonseca, proclamou luto nacional no dia 4 e, em todo o País, as bandeiras foram hasteadas a meio mastro.