Quinta, 19 Setembro 2024
 

Foi um navio de passageiros combinado, de linha regular e cruzeiro marítimo, conhecido pelo seu luxo. Com 22.000 toneladas, foi construído no estaleiro De Schelde, na cidade de Vlissingen, na Holanda, para a Swedish American Line. A velocidade de cruzeiro era de 21 nós (39 quilômetros por hora), sua capacidade era de 802 passegeiros, sendo 176 de primeira classe e 626 na classe de turistas. Era composto por 9 decks, sendo 6 com livre acesso aos passageiros. De 1953 a 1965, navegou para a Swedish American Line. Em 1965, passou a navegar para a North German Lloyd, onde permaneceu até 1981, com o nome de MS Europa. De 1981 até 1984, prestou serviços para a Costa Cruzeiros como MS Columbus C. Em 29 de Julho de 1984, afundou no porto de Cádiz, na Espanha. Consequentemente, foi trazido de volta a superfície para ser vendido como sucata.



Passagem pelo porto de Santos



O Kungsholm teve a viagem que culmnou na passagem por Santos no dia 6 de fevereiro de 1954 no Porto de Nova York, na costa leste, a atlântica, dos Estados Unidos. Via Canal do Panamá, o Kungsholm ganhou o Pacífico, com paradas em portos do Peru e Chile e, passando pelo Estreito de Magalhães, retomou o Atlântico. Após escalas em Buenos Aires (Argentina) e Montevidéu (Uruguai), chegou a Santos, de onde seguiria para o Rio de Janeiro, depois Salvador e Trinidad, retornando a Nova York. A passagem do cruzeiro pelo maior porto da América Latina está registrada com maiores detalhes neste artigo, da coluna Recordar, do Portogente.

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