Quinta, 12 Setembro 2024

Alfredo Pereira do Nascimento (PR) foi eleito senador pelo estado do Amazonas para a 53ª e 54ª Legislatura.

A 53a Legislatura refere-se ao período de 01/02/2007 até 31/01/2011, enquanto a 54a Legislatura ao período de 01/02/2011 até 31/01/2015.

Afastou-se do cargo duas vezes para assumir o Ministério dos Transportes. Em 6 de julho de 2011, ele afastou-se do Ministério durante o primeiro ano do governo Dilma Rousseff devido a indícios de corrupção. Em seu comando, a pasta foi acusada de incluir um esquema baseado na cobrança de propinas, feita por caciques do PR, a empreiteiras e empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias. Foi substituído por Paulo Sérgio Passos.

Inicialmente, a presidenta Dilma saiu em defesa de Nascimento, mas logo exigiu investigações para não prolongar a crise instalada no Governo Federal.

No dia 2 de agosto de 2011, fez um discurso no Senado de quase 45 minutos para se defender das acusações de irregularidades no Ministério dos Transportes, pasta que assumiu ainda no governo do presidente Lula. Afirmou que renunciou ao cargo de ministro "no momento em que não recebeu do governo o apoio que havia sido prometido pela presidente Dilma".

Biografia
Nascido em 5 de maio de 1952, Alfredo Nascimento é formado em Letras e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em Administração de Pessoal, de Materiais e Auditoria em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi Superintendente da Suframa e Secretário de Fazenda e de Administração do governo Amazonino Mendes (1987-1990). Chegou a assumir a prefeitura de Manaus em 1988 como interventor nomeado por Amazonino, no lugar do prefeito Manoel Henriques Ribeiro durante seis meses.

Em 1994 é eleito vice-governador na chapa encabeçada por Amazonino, mas permanece no cargo até 1996, quando foi eleito prefeito da cidade de Manaus. Reeleito em 2000, pouco mais de dez meses para encerrar seu segundo mandato, é convidado pelo presidente Lula a assumir o Ministério dos Transportes, e renuncia a prefeitura em 11 de março de 2004.

Pelo Partido da República (PR) foi eleito senador do Amazonas em 2006, mas logo se licencia para reassumir o Ministério dos Transportes. Sua vaga no senado é assumida por seu 1º suplente, João Pedro, do PT.

Em 31 de março de 2010 deixou o Senado para concorrer ao cargo de governador do Amazonas, disputa em que foi derrotado já no primeiro turno para Omar Aziz.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias