A "resposta eficiente ao consumidor" consiste num Modelo estratégico de negócios que se caracteriza pela forma integrada de trabalho entre fornecedores e varejistas para a melhoria da eficiência da cadeia logística, por meio da valorização do consumidor final.
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Conceitos Gerais do ECR
A Resposta Eficiente ao Consumidor, conhecida por sua abreviação em inglês - ECR - representa um esforço de otimização da cadeia logística iniciado nos EUA em 1993, com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente final através da construção de uma cadeia de suprimentos mais ágil e barata entre fabricantes, distribuidores e varejistas.
O ECR demanda o estabelecimento de um fluxo consistente de produtos e de informações que caminham bidirecionalmente na cadeia logística de suprimentos, visando a manutenção do abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em níveis adequados.
No Brasil, as iniciativas neste sentido enfocam prioritariamente o elo supermercadista, mas sua aplicabilidade é muito mais abrangente, podendo ser utilizado em inúmeros outros setores.
Além dos ganhos logísticos e de redução de overhead em todos os elos, alguns ganhos tributários podem ser obtidos, devido a particularidades da legislação brasileira.
(Fonte: Tallenge Consultoria Gerencial)
Como Implantar o ECR
Implementar o ECR significa uma mudança dramática nas práticas tradicionais do negócio. ECR significa redesenho de processos, alteração dos paradigmas e mudança de atitudes. A gestão dos processos ECR constitui em si próprio a minimização das barreiras e o incremento da cooperação. Um envolvimento claro da gestão de topo com uma manifesta aceitação dos benefícios e retorno do investimento no ECR contribuem para uma maior credibilidade do processo tornando-o mais efectivo.
Num processo ECR os parceiros do negócio são confrontados com a necessidade de trabalhar em conjunto a fim de criar valor acrescentado para o consumidor. O intensificar da competição entre os diversos parceiros do negócio constitui frequentemente uma aparente barreira ao sucesso do trabalho em equipa. Contudo, sendo o ECR o oposto disto promove uma vantagem competitiva para os diversos parceiros do negócio ao desenvolver a sua capacidade para acrescentar valor para o consumidor.
(Fonte: ECR Portugal)