Sábado, 23 Novembro 2024

Planejamento mestre diz respeito ao planejamento em que as atividades futuras são descritas e apresentadas de forma ampla com relação a tempo e local. As datas para realização das atividades mais Importantes e datas de conclusão são especificadas no planejamento de um projeto em particular. No planejamento da produção contínua os níveis de produção são descritos para os períodos futuros próximos. No planejamento de produção em lotes e produção cíclica, descreve-se a seqüência e possivelmente o tamanho dos lotes.

 

Veja Também

 

Conceitos Gerais

 

Plano mestre de produção é provavelmente a etapa mais importante do processo de planejamento. É no momento de sua execução que a capacidade de produção, estoques disponíveis e demanda são compatibilizados. Um Plano Mestre bem elaborado irá proporcionar a tranquilidade necessária para a produção, bem como irá fornecer a vendas uma ferramenta de negociação de prazos, para compras uma visibilidade do consumo de material e para a produção uma visibilidade do que se produzir. Serão destacadas abaixo as principais utilidades do Planejamento Mestre:

 

  • Plano Mestre Para Vendas: A Execução do Plano Mestre permite determinar a data de entrega do pedido. Com isso vendas pode estabelecer negociações com seus clientes a fim de adequar a necessidade deles com a real capacidade da empresa, bem como para priorizar as entregas, seja por cliente, por setup ou qualquer outro critério.
  • Plano Mestre Para Compras: Com o Plano Mestre nivelado com a capacidade, a explosão das OPs de produto acabado geram necessidades exatamente quando serão usadas. Com isso é mais simples ajustar as datas das Ordens de Compra de materiais críticos. Além disso, permite que haja uma visibilidade do consumo desses materiais e se possa antecipar a empresa para eventuais problemas de falta de material, sem precisar recorrer a estoques elevados de segurança.
  • Plano Mestre para a Produção: O Plano Mestre é fundamental para a produção, pois é ele que gera as OPs que serão produzidas. Com as OPs ajustadas à capacidade, fica mais simples ter os componentes e matéria-prima na data de seu uso. Considerando que as datas das OPs podem ser agora consideradas como datas possíveis de serem fabricadas, a credibilidade delas aumenta a ponto de algo fora do planejado, poder ser considerado exceção. Com todos os recursos disponiveis (máquina, homem, equipamentos, ferramentas), apenas eventualidades poderiam impedir que a produção não aconteça conforme o previsto.

 

(Fonte: SEED Scheduler)

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!