Sexta, 28 Março 2025
Sistema que facilita a estocagem de peças compridas ou volumosas e irregulares. Caracteriza-se por não possuir colunas nas extremidades dos conjuntos, tendo apenas uma coluna central onde são fixados os braços que servirão de apoio às peças ou aos planos.

O cantilever é um tipo de construção apoiado em um só ponto. Uma tradução deste termo, ainda que inexata, seria apoiado pelo canto. Em português é braço de suporte, trave encastrada ou balanço, segundo o caso. Pontes, asas de avião e varandas em edifícios são exemplos deste tipo de construção, assim como a prancha das histórias de piratas e antenas de transmissão tipo torre (seguras apenas na base).

Fotowww.econorack.com

Para visualizar, imagine um guindaste: para ter o braço livre para erguer e mover as cargas, ele precisa ser pesado suficiente para não virar, combinando também uma largura de base conveniente. Assim, apenas uma ponta do braço é apoiada e a outra fica livre.

O antônimo desta técnica de construção é a construção usual em que 2 ou mais pontos da estrutura ficam apoiados. Para comparar com o exemplo do guindaste, a outra opção construtiva de mesma função seria a ponte rolante, usada no interior de hangares.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!