O que é Brainstorming?
Numa tradução literal poderíamos considerá-la como sendo tempestade cerebral. Já traduzida para o português, poderíamos chamá-la de "Tempestade de Idéias", cuja função principal é a liberação da imaginação para a geração idéias, produzidas em grupo, a partir de suas próprias idéias que são incentivadas pelas sugestões dos participantes, promovendo em cada um, mais idéias.
Quais seus principais objetivos do Brainstorming?
Um objetivo comum dessa ferramenta é a solução de problemas. Inicialmente, o Brainstorming tinha esse objetivo e ainda é muito utilizado com esse enfoque. Nas áreas de estratégia, RH, inovação e desenvolvimento de produtos, por exemplo, pode ser praticado para alimentar a intuição, como fazia Andew Grove - Intel. Em cada caso, a abordagem dessa ferramenta deve ser diferenciada. A abolição de críticas, inclusive de ordem facial, permite a soltura da mente, fator importantíssimo para a escolha de alternativas.
Como o Brainstorming é aplicado?
Sua forma de aplicação define a reação do grupo. Por exemplo, se a questão trabalhada for "muito bem definida", manterá o grupo dentro do "cercadinho mental". Como disse Einstein, a pergunta certa contém 50% da resposta. O grupo fica limitado pela "exatidão da pergunta" ao "cercadinho mental de respostas comedidas". Certamente, há situações onde trabalhar apenas com algumas sugestões, pode ser muito útil, como por exemplo, situações de emergência. No entanto, se a questão for colocada de maneira aberta, as sugestões também se apresentarão abertas. Se a situação for colocada na forma de valores humanos, então as respostas podem ser mais amplas ainda, sem nenhuma limitação. Mas para isso, é preciso um coordenador de Brainstorming com a experiência adequada, em função do que deseja obter dos participantes, ou seja, tirar ou manter o grupo dentro do "cercadinho mental" - aquele espaço que as mães colocam as crianças pequenas para "garantir" que a rotina da casa seja mantida".
Em que casos o Brainstorming pode ser usado?
Esse recurso pode ser utilizado para qualquer tema. Nos trabalhos que pratico, em áreas estratégicas, por exemplo, levo o grupo a visualizar o futuro e trazer para o presente tudo que for possível. São interessantes as visões que afloram e como tais visões lhes demonstram os desvios das rotas iniciais ou novas rotas que ainda estavam encobertas. Na área de Recursos Humanos, por exemplo, a abordagem por valores humanos permite a descoberta de atos muito simples com resultados ótimos para a auto-estima dos colaboradores.
Essa ferramenta precisa ser usada com o auxílio de algum outro instrumento?
Normalmente, essa ferramenta é utilizada sem auxílios. No entanto, considero isso um grande desperdício de esforços, de tempo e de dinheiro. Acontece que o cérebro humano tem características próprias. Certamente, você já passou pela situação de trabalhar em um projeto importante, termina, imprime, entrega para seu chefe, vai tomar um café e quase se engasgando, volta correndo pegando o trabalho de volta.Esqueceu algo que jamais poderia ter esquecido! Ainda bem que o chefe ainda não tinha aberto. O cérebro humano tem dessas artimanhas. Tive um professor de mecânica que um dia entrou na sala de aula e, sem mais nem menos, disse: "jamais entregue um projeto no dia que você terminar! Ele contém erros!". Não aprendi nada de mecânica, mas nunca esqueci essa frase.
E que técnica o Sr. costuma utilizar juntamente com o Brainstorming?
Para minimizar essa característica humana que acabei de citar, acoplo o MINDMAP (técnica criada por Tony Buzan) ao Brainstorming. As sugestões são agrupadas por tipo, interesse, função ou qualquer outro modo que você queira e disponibilizado por mais alguns dias na Intranet da empresa, onde todos os participantes são incentivados e podem continuar dando sugestões. Depois de certo tempo, anteriormente combinado com todos, é retirado do ar. É interessante notar que algumas pessoas continuam tendo idéias depois que o exercício foi retirado da rede. São aqueles motivadosintrinsecamente para buscar uma solução.
Quais as vantagens do Brainstorming?
Certamente, o Brainstorming tem muitas vantagens. Uma das melhores é levar as pessoas a se reconhecerem pelo lado direito do cérebro. Com certa freqüência, as pessoas se descobrem com as mesmas idéias e, se não fosse por nada, somente esse seria um excelente motivo para promover a integração de grupos.
Qual a reação das pessoas quando descobrem que suas idéias são compartilhadas por outros indivíduos?
Algumas se surpreendem e dizem: puxa! Não sabia que você também pensava assim! No entanto, é muito importante frisar que o Brainstorming é apenas uma entre mais de 20 ferramentas de geração de idéias. Algumas até mais simples, para certas situações. Porém, muito mais importante que gerar idéias, que na verdade é uma característica humana, pois 10% do que você pensa diariamente é diferente do que pensou anteriormente, é praticar o processo criativo de ponta a ponta. É como uma pessoa que aprendeu a somar e encontra outra pessoa que sabe as quatro operações: - você é um gênio!, diria, quando na verdade ele aprendeu e pratica todas as fases, enquanto o primeiro só aprendeu a somar. Infelizmente, muita gente acha que aprender o Brainstorming é aprender criatividade. Não é! Isso é mantê-lo no analfabetismo, a criatividade humana que é muito, muito mesmo, mais que isso!
Essa ferramenta apresenta alguma desvantagem?
Alguns grupos aprenderam de maneira imprópria o Brainstorming. Frente a uma questão apresentada, sugerem assuntos como saúde, paz, tranqüilidade, economia e tristeza. Não tenho nada contra esse tipo de sugestão. A questão é que, para qualquer tema proposto, darão sempre as mesmas respostas. Bloquearam-se ao próprio "cercadinho mental". Muitos especialistas alegam que não gostam dessa técnica, porque ela gera uma quantidade muito grande de sugestões e isso a torna estressante para analisar.
Essa grande quantidade de sugestões ocorre com freqüência?
Realmente, o Brainstorming deve gerar uma quantidade enorme de sugestões, no entanto é preciso entender o comportamento criativo. Se em um Brainstorming, aparecem sugestões como eletrônico, virtual, Internet, Intranet, por telefone, telepatia e outras similares, o coordenador do grupo, que sabe analisar, colocará todas essas sugestões dentro de um mesmo grupo. Na verdade, todos estão na mesma sintonia, expressando-se com palavras diferentes. Há um escritor brasileiro, que não lembro o nome agora, denomina a mesma situação com 30 palavras diferentes. Para entender melhor, faça o seguinte exercício - abra um dicionário e veja por quantas maneiras uma palavra pode ser expressa. Depois faça o mesmo com um dicionário em outra língua, baseando-se na mesma palavra. Se você pegar três línguas, encontrará mais formas de expressar uma mesma situação. Saber analisar o resultado de um Brainstorming é de fundamental importância. Observe que 500 sugestões podem ser reduzidas a 10 ou 15 tipos de sugestões. Essa informação é fundamental porque o analista descobre se o grupo está bloqueado, como e onde está bloqueado e por ai vai aprofundando sua análise. Ao acoplar o MINDMAP, essas lacunas de tipos de sugestões afloram.
No final de aplicação do processo, as pessoas que são submetidas ao Brainstorming recebem algum tipo de feedback?
É importante dar um retorno aos participantes, acompanhado das justificativas da sugestão implementada. Em um Brainstorming o objetivo do retorno deve ser a expressão do contentamento da empresa ao esforço do grupo, visando manter a motivação para uma próxima oportunidade. Contudo, o mais importante é a implementação real de alguma solução para que os participantes não sintam que o esforço foi em vão.
E como é possível garantir que as idéias apresentadas no processo sejam aplicadas sem desperdício do esforço dos participantes?
Não é possível garantir que todas as idéias sejam implementadas, mas normalmente muitas podem ser imediatamente aplicadas, uma vez que dependem apenas de iniciativa, pois estão relacionadas às comunicações, à organização ou à simples autorização superior para que seja concretizada. É de extrema importância que algumas sejam implementadas rapidamente e que todos saibam que foi inspirada no exercício praticado. A Matsuhita recebe, anualmente, 6,5 milhões de idéias por ano e a Toyota 1,5 milhão, segundo dados apresentados em 1995. O mérito não está na quantidade, mas no fato que a absoluta maioria, cerca de 95% dessas idéias, é logo colocada em prática.
Como as empresas podem estimular a criatividade dos colaboradores?
Para estimular a criatividade no cotidiano das empresas, o fator relevante é a implementação de idéias oferecidas pelos colaboradores. Este é o fator numero um. O prazer de ver suas idéias implementadas é elemento motivador intrínseco do grupo. Quando há vários exercícios de Brainstorming e nada acontece, o desestímulo é geral e compreensível, uma vez que os colaboradores ficam com a impressão que seus esforços foram desprezados. O segundo fator de estímulo é o reconhecimento e agradecimento público da empresa pelas sugestões apresentadas. O terceiro fator é a contribuição financeira ou prêmios em férias e coisas assim, dados às idéias independentes. Tenha em mente que estimular a criatividade nas empresas é incentivar a concretização e o respeito aos valores humanos envolvidos nas relações profissionais. A não concretização de pelo menos algumas idéias apresentadas no Brainstorming pode ser entendida como a quebra de contrato de uma das partes. Naturalmente, a outra parte fica desconfiada e, por conseguinte, desestimulada. Assim, se sua empresa não estiver preparada para aceitar e implementar novas idéias, talvez seja melhor nem começar.
Numa tradução literal poderíamos considerá-la como sendo tempestade cerebral. Já traduzida para o português, poderíamos chamá-la de "Tempestade de Idéias", cuja função principal é a liberação da imaginação para a geração idéias, produzidas em grupo, a partir de suas próprias idéias que são incentivadas pelas sugestões dos participantes, promovendo em cada um, mais idéias.
Quais seus principais objetivos do Brainstorming?
Um objetivo comum dessa ferramenta é a solução de problemas. Inicialmente, o Brainstorming tinha esse objetivo e ainda é muito utilizado com esse enfoque. Nas áreas de estratégia, RH, inovação e desenvolvimento de produtos, por exemplo, pode ser praticado para alimentar a intuição, como fazia Andew Grove - Intel. Em cada caso, a abordagem dessa ferramenta deve ser diferenciada. A abolição de críticas, inclusive de ordem facial, permite a soltura da mente, fator importantíssimo para a escolha de alternativas.
Como o Brainstorming é aplicado?
Sua forma de aplicação define a reação do grupo. Por exemplo, se a questão trabalhada for "muito bem definida", manterá o grupo dentro do "cercadinho mental". Como disse Einstein, a pergunta certa contém 50% da resposta. O grupo fica limitado pela "exatidão da pergunta" ao "cercadinho mental de respostas comedidas". Certamente, há situações onde trabalhar apenas com algumas sugestões, pode ser muito útil, como por exemplo, situações de emergência. No entanto, se a questão for colocada de maneira aberta, as sugestões também se apresentarão abertas. Se a situação for colocada na forma de valores humanos, então as respostas podem ser mais amplas ainda, sem nenhuma limitação. Mas para isso, é preciso um coordenador de Brainstorming com a experiência adequada, em função do que deseja obter dos participantes, ou seja, tirar ou manter o grupo dentro do "cercadinho mental" - aquele espaço que as mães colocam as crianças pequenas para "garantir" que a rotina da casa seja mantida".
Em que casos o Brainstorming pode ser usado?
Esse recurso pode ser utilizado para qualquer tema. Nos trabalhos que pratico, em áreas estratégicas, por exemplo, levo o grupo a visualizar o futuro e trazer para o presente tudo que for possível. São interessantes as visões que afloram e como tais visões lhes demonstram os desvios das rotas iniciais ou novas rotas que ainda estavam encobertas. Na área de Recursos Humanos, por exemplo, a abordagem por valores humanos permite a descoberta de atos muito simples com resultados ótimos para a auto-estima dos colaboradores.
Essa ferramenta precisa ser usada com o auxílio de algum outro instrumento?
Normalmente, essa ferramenta é utilizada sem auxílios. No entanto, considero isso um grande desperdício de esforços, de tempo e de dinheiro. Acontece que o cérebro humano tem características próprias. Certamente, você já passou pela situação de trabalhar em um projeto importante, termina, imprime, entrega para seu chefe, vai tomar um café e quase se engasgando, volta correndo pegando o trabalho de volta.Esqueceu algo que jamais poderia ter esquecido! Ainda bem que o chefe ainda não tinha aberto. O cérebro humano tem dessas artimanhas. Tive um professor de mecânica que um dia entrou na sala de aula e, sem mais nem menos, disse: "jamais entregue um projeto no dia que você terminar! Ele contém erros!". Não aprendi nada de mecânica, mas nunca esqueci essa frase.
E que técnica o Sr. costuma utilizar juntamente com o Brainstorming?
Para minimizar essa característica humana que acabei de citar, acoplo o MINDMAP (técnica criada por Tony Buzan) ao Brainstorming. As sugestões são agrupadas por tipo, interesse, função ou qualquer outro modo que você queira e disponibilizado por mais alguns dias na Intranet da empresa, onde todos os participantes são incentivados e podem continuar dando sugestões. Depois de certo tempo, anteriormente combinado com todos, é retirado do ar. É interessante notar que algumas pessoas continuam tendo idéias depois que o exercício foi retirado da rede. São aqueles motivadosintrinsecamente para buscar uma solução.
Quais as vantagens do Brainstorming?
Certamente, o Brainstorming tem muitas vantagens. Uma das melhores é levar as pessoas a se reconhecerem pelo lado direito do cérebro. Com certa freqüência, as pessoas se descobrem com as mesmas idéias e, se não fosse por nada, somente esse seria um excelente motivo para promover a integração de grupos.
Qual a reação das pessoas quando descobrem que suas idéias são compartilhadas por outros indivíduos?
Algumas se surpreendem e dizem: puxa! Não sabia que você também pensava assim! No entanto, é muito importante frisar que o Brainstorming é apenas uma entre mais de 20 ferramentas de geração de idéias. Algumas até mais simples, para certas situações. Porém, muito mais importante que gerar idéias, que na verdade é uma característica humana, pois 10% do que você pensa diariamente é diferente do que pensou anteriormente, é praticar o processo criativo de ponta a ponta. É como uma pessoa que aprendeu a somar e encontra outra pessoa que sabe as quatro operações: - você é um gênio!, diria, quando na verdade ele aprendeu e pratica todas as fases, enquanto o primeiro só aprendeu a somar. Infelizmente, muita gente acha que aprender o Brainstorming é aprender criatividade. Não é! Isso é mantê-lo no analfabetismo, a criatividade humana que é muito, muito mesmo, mais que isso!
Essa ferramenta apresenta alguma desvantagem?
Alguns grupos aprenderam de maneira imprópria o Brainstorming. Frente a uma questão apresentada, sugerem assuntos como saúde, paz, tranqüilidade, economia e tristeza. Não tenho nada contra esse tipo de sugestão. A questão é que, para qualquer tema proposto, darão sempre as mesmas respostas. Bloquearam-se ao próprio "cercadinho mental". Muitos especialistas alegam que não gostam dessa técnica, porque ela gera uma quantidade muito grande de sugestões e isso a torna estressante para analisar.
Essa grande quantidade de sugestões ocorre com freqüência?
Realmente, o Brainstorming deve gerar uma quantidade enorme de sugestões, no entanto é preciso entender o comportamento criativo. Se em um Brainstorming, aparecem sugestões como eletrônico, virtual, Internet, Intranet, por telefone, telepatia e outras similares, o coordenador do grupo, que sabe analisar, colocará todas essas sugestões dentro de um mesmo grupo. Na verdade, todos estão na mesma sintonia, expressando-se com palavras diferentes. Há um escritor brasileiro, que não lembro o nome agora, denomina a mesma situação com 30 palavras diferentes. Para entender melhor, faça o seguinte exercício - abra um dicionário e veja por quantas maneiras uma palavra pode ser expressa. Depois faça o mesmo com um dicionário em outra língua, baseando-se na mesma palavra. Se você pegar três línguas, encontrará mais formas de expressar uma mesma situação. Saber analisar o resultado de um Brainstorming é de fundamental importância. Observe que 500 sugestões podem ser reduzidas a 10 ou 15 tipos de sugestões. Essa informação é fundamental porque o analista descobre se o grupo está bloqueado, como e onde está bloqueado e por ai vai aprofundando sua análise. Ao acoplar o MINDMAP, essas lacunas de tipos de sugestões afloram.
No final de aplicação do processo, as pessoas que são submetidas ao Brainstorming recebem algum tipo de feedback?
É importante dar um retorno aos participantes, acompanhado das justificativas da sugestão implementada. Em um Brainstorming o objetivo do retorno deve ser a expressão do contentamento da empresa ao esforço do grupo, visando manter a motivação para uma próxima oportunidade. Contudo, o mais importante é a implementação real de alguma solução para que os participantes não sintam que o esforço foi em vão.
E como é possível garantir que as idéias apresentadas no processo sejam aplicadas sem desperdício do esforço dos participantes?
Não é possível garantir que todas as idéias sejam implementadas, mas normalmente muitas podem ser imediatamente aplicadas, uma vez que dependem apenas de iniciativa, pois estão relacionadas às comunicações, à organização ou à simples autorização superior para que seja concretizada. É de extrema importância que algumas sejam implementadas rapidamente e que todos saibam que foi inspirada no exercício praticado. A Matsuhita recebe, anualmente, 6,5 milhões de idéias por ano e a Toyota 1,5 milhão, segundo dados apresentados em 1995. O mérito não está na quantidade, mas no fato que a absoluta maioria, cerca de 95% dessas idéias, é logo colocada em prática.
Como as empresas podem estimular a criatividade dos colaboradores?
Para estimular a criatividade no cotidiano das empresas, o fator relevante é a implementação de idéias oferecidas pelos colaboradores. Este é o fator numero um. O prazer de ver suas idéias implementadas é elemento motivador intrínseco do grupo. Quando há vários exercícios de Brainstorming e nada acontece, o desestímulo é geral e compreensível, uma vez que os colaboradores ficam com a impressão que seus esforços foram desprezados. O segundo fator de estímulo é o reconhecimento e agradecimento público da empresa pelas sugestões apresentadas. O terceiro fator é a contribuição financeira ou prêmios em férias e coisas assim, dados às idéias independentes. Tenha em mente que estimular a criatividade nas empresas é incentivar a concretização e o respeito aos valores humanos envolvidos nas relações profissionais. A não concretização de pelo menos algumas idéias apresentadas no Brainstorming pode ser entendida como a quebra de contrato de uma das partes. Naturalmente, a outra parte fica desconfiada e, por conseguinte, desestimulada. Assim, se sua empresa não estiver preparada para aceitar e implementar novas idéias, talvez seja melhor nem começar.