Terça, 19 Março 2024

Avariabilidade de mercadorias e sua necessidade de transporte, fez com que asunidades de transporte rodoviário também variassem. Neste passo, mostram-seinúmeros os tipos de veículos utilizados no deslocamento de mercadorias.

Os veículosdenominados de caminhões podem ter de dois eixos até três, já as carretas, podemter de três eixos até um número bem maior dependendo do peso da carga que fortransportada.

Em resumo osveículos (unidades de carga) podem ser caminhões, carretas, chassis detransporte de containers, bi-trens, treminhões e cegonheiros.

Caminhões

São veículosfixos, monoblocos, são constituídos em uma única parte que traz a cabine juntocom o motor e a unidade de carga (carroceria). Pode variar o tamanho e acapacidade de tração, chegando a transportar até 23 toneladas.

Carretas

São veículosarticulados, onde possuem unidades de tração e de carga separadas. A parteencarregada da tração denomina-se cavalo mecânico e a de carga semi-reboque. Ossemi-reboques podem ser fechados (baús ou siders), abertos (carga seca),cegonheiros (cargas de veículos), taques (cargas liquidas) e plataformas(carregar maquinários).

Ossemi-reboques são acoplados ao cavalo mecânico por um eixo que se denominaquinta roda.

Os conjuntos(cavalos e semi-reboques) de 05 eixos podem carregar até 30 toneladas demercadorias e este é o modelo mais utilizado. A capacidade de tração aumenta namedida que se aumenta o número de eixos no conjunto.

Chassis

São ascarretas de plataforma, antes citadas, apropriadas ao carregamento de containers de 20 ou 40 pés.

Este tipo deveiculo pode possuir acoplado um guincho hidráulico que possibilita movimentaros containers por meios próprios.

Bi-trens

Também sãoveículos articulados só que especiais, sendo composto de dois semi-reboques.Podem carregar até 40 toneladas de mercadorias.

Treminhões

Assim comoas carretas, os bi-trens são veículos articulados e especiais, sendo composto deum semi-reboque e um reboque. Podem carregar até 50 toneladas de mercadorias. Nocaso de veículo dotado de chassis para o carregamento de containerspoderá carregar de forma simultânea dois de 20 pés de forma mais segura. É umaótima alternativa para carregar containers para ova, já que podem serestacionados de forma independente.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias