ATERCEIRIZAÇÃO
Muitas empresas utilizam a chamada teoria de valor, segundo a qual a empresadeve concentrar seus esforços, recursos e inversões naquilo que agrega valor aoque faz, ou seja, aquilo que somente ela pode fazer e que constitui uma vantagemcompetitiva. Neste contexto, a terceirização está em moda, porém envolve certosriscos se não implementá-la de um modo controlado. Antes de chegar aterceirização é necessário ter passado pela criação de sistemas próprios que,uma vez funcionando, podem ser externalizados. No que diz respeito à cadeialogística, atualmente, grande parte da mesma está terceirizada: armazéns,transporte, distribuição do produto, incluindo o fluxo interno e osabastecimentos aos postos de trabalho.
A TRANSFERÊNCIA DO ESTOQUE PARA O FORNECEDOR
Existem muitas formas de transferir o estoque para o fornecedor. Quando ofornecedor está longe, e não pode adaptar-se à entrega em pequenos lotes, seutiliza, frequentemente, a estratégia do estoque no depósito. O fornecedor devedepositar seu estoque em um armazém próximo ao cliente ou muitas vezes dentro dopróprio cliente. Este estoque é considerado propriedade do fornecedor até que ocliente o consuma, momento no qual se fatura. Esta estratégia tem unicamentebenefícios financeiros para o cliente, já que o estoque continua estando ali ecom ele os problemas que acarreta.
Outra forma de deslocar o estoque é mediante a sub-contratação de sub-conjuntosvolumosos de fornecedores próximos. Desta maneira é o fornecedor que seencarrega da gestão do estoque de sub-componentes e é ele que disponibiliza oespaço de armazém. Em algumas ocasiões o provedor é também responsável pelacompra destes sub-componentes, em outras este material está consignado pelocliente. Ambas estratégias podem ser usadas com objetivos pontuais comoeconomizar espaços na fábrica, mas geralmente não solucionam o problema doestoque, somente o escondem.
CENTRALIZAÇÃO
Esta técnica afeta toda a cadeia de distribuição. Quando se têm muitos canaisdistintos e se produz de forma específica para cada um deles, se é, obrigado amanter um estoque específico para cada canal. Se a demanda deste canal flutuamuito, podemos encontrar, em um determinado momento, um sobre-estoque ou umaruptura de estoque.
Se centralizarmos a demanda flutuante de vários canais, de modo geral, a demandatotal é muito mais estável. Aqui reside a vantagem de adiar operações: sefabrica uma referência genérica e as particularizações se realizam no canal dedistribuição, em função da demanda real, no próprio armazém do produtodeterminado.