Terça, 17 Setembro 2024

ATERCEIRIZAÇÃO


Muitas empresas utilizam a chamada teoria de valor, segundo a qual a empresadeve concentrar seus esforços, recursos e inversões naquilo que agrega valor aoque faz, ou seja, aquilo que somente ela pode fazer e que constitui uma vantagemcompetitiva. Neste contexto, a terceirização está em moda, porém envolve certosriscos se não implementá-la de um modo controlado. Antes de chegar aterceirização é necessário ter passado pela criação de sistemas próprios que,uma vez funcionando, podem ser externalizados. No que diz respeito à cadeialogística, atualmente, grande parte da mesma está terceirizada: armazéns,transporte, distribuição do produto, incluindo o fluxo interno e osabastecimentos aos postos de trabalho.

A TRANSFERÊNCIA DO ESTOQUE PARA O FORNECEDOR


Existem muitas formas de transferir o estoque para o fornecedor. Quando ofornecedor está longe, e não pode adaptar-se à entrega em pequenos lotes, seutiliza, frequentemente, a estratégia do estoque no depósito. O fornecedor devedepositar seu estoque em um armazém próximo ao cliente ou muitas vezes dentro dopróprio cliente. Este estoque é considerado propriedade do fornecedor até que ocliente o consuma, momento no qual se fatura. Esta estratégia tem unicamentebenefícios financeiros para o cliente, já que o estoque continua estando ali ecom ele os problemas que acarreta.
Outra forma de deslocar o estoque é mediante a sub-contratação de sub-conjuntosvolumosos de fornecedores próximos. Desta maneira é o fornecedor que seencarrega da gestão do estoque de sub-componentes e é ele que disponibiliza oespaço de armazém. Em algumas ocasiões o provedor é também responsável pelacompra destes sub-componentes, em outras este material está consignado pelocliente. Ambas estratégias podem ser usadas com objetivos pontuais comoeconomizar espaços na fábrica, mas geralmente não solucionam o problema doestoque, somente o escondem.

CENTRALIZAÇÃO


Esta técnica afeta toda a cadeia de distribuição. Quando se têm muitos canaisdistintos e se produz de forma específica para cada um deles, se é, obrigado amanter um estoque específico para cada canal. Se a demanda deste canal flutuamuito, podemos encontrar, em um determinado momento, um sobre-estoque ou umaruptura de estoque.
Se centralizarmos a demanda flutuante de vários canais, de modo geral, a demandatotal é muito mais estável. Aqui reside a vantagem de adiar operações: sefabrica uma referência genérica e as particularizações se realizam no canal dedistribuição, em função da demanda real, no próprio armazém do produtodeterminado.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias