Quinta, 19 Setembro 2024

Booking diz respeito à reserva, no navio, de espaços para a carga. Também é conhecida como Reserva de Praça e deve ser realizada com a maior antecedência possível, visando garantir o embarque na data apropriada, principalmente quando se tratar de transporte marítimo.

 

Veja Também

 

Outros Conceitos

 

O booking ou reserva de praça consiste em disponibilizar nos navios, espaço em volume e peso para o embarque das mercadorias dos exportadores, na programação de atracação praticada pelos armadores e prazos definidos pela administração do porto.

Na reserva de praça o acordo pode ser realizado de diversas maneiras, como por exemplo através de telefone, e-mail, fax, cartas etc.

O booking em navios deve ser feito pelo embarcador, diretamente ou por meio de algum prestador de serviços. A reserva deve, obviamente, ser feita em nome do embarcador, que é quem está contratando um espaço para transporte de sua carga. Esse prestador de serviços pode ser um despachante, agente de carga, transitário de carga, cargo broker, comissária etc.

 

Dicas

 

As dez dicas práticas sobre Booking são:

  1. Anote que, ao realizar uma reserva de praça (booking) para o transporte de sua mercadoria, ela deve ser cumprida, e não apenas ser reservada como uma espécie de reserva de uma possível reserva, porque talvez se tenha uma mercadoria a transportar.
  2. Registre que a credibilidade no transporte é importante, até fundamental, e deve ser preservada a todo custo, de modo que o armador continue efetuando a sua reserva de praça na certeza de que existirá a mercadoria a ser transportada e de que não precisará se preocupar com sua empresa e/ou carga.
  3. Verifique que, ao se deparar com algum problema que impeça a entrega da mercadoria para transporte, deve-se comunicar o armador imediatamente para que cancele a praça e a dedique a outra empresa.
  4. Considere que, ao agir desse modo, informando a tempo, a sua credibilidade com o armador será preservada e/ou aumentada, melhorando as suas chances de reserva futura, de modo que venda e não tenha como transportar e entregar a mercadoria a seu cliente.
  5. Anote que, em especial em tempos bicudos como os que estamos vivendo, em que existe uma sabida, real e crônica falta de navios e containers em todo o mundo, o pior que pode acontecer a uma empresa é a perda de credibilidade com o armador.
  6. Registre que, além de perder credibilidade em caso de não-cumprimento da reserva de praça, o armador poderá, com toda a razão, exigir o pagamento do frete morto, pois o espaço não foi ocupado e não pode ser repassado a outrém em tempo para manutenção da sua receita. Assim, é natural que quem a reservou e não cancelou em tempo hábil, arque com o custo do frete como se a mercadoria tivesse sido transportada.
  7. Anote que a situação de falta de containers e navios poderá se prolongar por mais um bom tempo, embora os armadores tenham feito pesadas encomendas de navios e containers, de tal modo que os estaleiros mundiais estão abarrotados de encomendas até 2007. A questão é que, em média, um navio leva cerca de dois anos para ser construído.
  8. Verifique que, mesmo não havendo essa atual situação de emergência, essa prática de cumprimento de compromissos, ou cancelamento em tempo hábil para que a reserva seja passada a outro embarcador, deve nortear a atuação da empresa permanentemente, visto tratar-se de boa prática de atuação.
  9. Considere que, como existem poucos armadores em cada linha, embora os tenhamos em quantidade suficiente para uma boa concorrência nos fretes, é sempre temerário perder a possibilidade de reserva de praça com algum armador que possa vetá-lo.
  10. Registre que, embora os armadores sejam independentes, os constantes cancelamentos e/ou não-cumprimento de compromissos gira em velocidade recorde no mercado, complicando a situação da empresa que age assim. (SK) 

 

Dados Necessários

 

Os dados necessários para se fazer o Booking são:

  1. Porto de embarque e se pretende coleta da carga favor informar cidade e CEP
  2. Entrega da carga no destino não ou sim e, em caso positivo informar cidade e zip code
  3. Porto de descarga
  4. Navio/viagem ou data de saída pretendida
  5. Descrição da carga, se for IMO informar detalhes
  6. Peso e metragem cúbica da carga ou em caso FCL tamanho e tipo do equipamento (exemplo 20´dry, 40HC etc)
  7. Exportador
  8. Importador
  9. Despachante indicar nome da empresa, nome do contato e fone
  10. Condição de pagamento: pré paid ou collect
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