Sábado, 27 Abril 2024

O Porto de Suape apresenta grandes diferenciais em relação aos demais portos públicos do país, que o colocam como posição de destaque nas regiões Norte e Nordeste. É um porto abrigado, com águas calmas e profundidade que varia de 15,5 a 20 metros. Suape opera durante os 365 dias do ano, 24 horas por dia, sem restrições de marés ou condições climáticas.

Está conectado aos principais portos do mundo por rotas marítimas de navegação. Com linhas diretas para os países da Europa, América do Sul e Norte, é responsável pela distribuição de cargas para todos os continentes.

Com localização privilegiada na região Nordeste, está a um raio de 800km de sete entre as nove capitais do Nordeste; de 12 aeroportos, sendo seis internacionais, 12 nacionais e um universo de 46 milhões de habitantes na zona de influência.

Em pleno crescimento e expansão, especialistas avaliam que o Porto de Suape será o grande hub port da América do Sul, sendo um polo de atração de grandes linhas de megacarriers (grande operadores e armadores mundiais de linhas regulares).

Estrutura Portuária de Suape

Em 2019, o Porto de Suape firmou acordo de cooperação técnica com a Autoridade do Canal do Panamá. O acordo é estratégico para troca de experiências e atração de novas oportunidades para os dois portos.

O Porto de Suape está entre os 10 portos públicos do Brasil com melhores opções de conexão marítima e maior representatividade comercial. É também um dos 12 portos públicos com a maior quantidade de linhas regulares de navios de carga geral, ro-ro e navios de contêineres.

Está entre os seis portos com maior quantidade anual de escalas de navios de contêineres, sendo o porto público do Norte/Nordeste com maior movimentação de contêineres.

Na operação portuária, o Porto de Suape movimenta anualmente mais de 23 milhões de toneladas de cargas. Desde 2015, Suape se tornou líder na movimentação de granéis líquidos e cargas por cabotagem no ranking nacional de portos públicos. É porta de entrada e saída de mercadorias do Brasil, com papel importante na movimentação de cargas dentro do território brasileiro.

Estrutura Portuária de Suape

Dados Técnicos

Profundidade: de 8 metros a 20 metros, na bacia de evolução, píeres e cais de atracação.

Área total do porto organizado: 3.232,58 hectares.

Bacia de evolução do Porto Externo: profundidade, em alguns pontos, de 20 metros e largura 1.200 metros.

Bacia de evolução do Porto Interno: profundidade, em alguns pontos, de 15,5 metros e largura 580 metros.

Canal de acesso: canal de acesso com 5 quilômetros de extensão, 300 metros de largura e 16,5 metros de profundidade. Canal de navegação interno com 1.430 metros de extensão e 450 metros de largura.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias