Os Bancos Comerciais: os BC sãointermediários financeiros que transferem recursos dos agentes superavitáriospara os deficitários, mecanismo esse que acaba por criar moeda através doefeito multiplicador. Os BC's podem descontar títulos, realizar operações deabertura de crédito simples ou em conta corrente, realizar operações especiaisde crédito rural, de câmbio e comércio internacional, captar depósitos à vistae a prazo fixo, obter recursos junto às instituições oficiais para repasse aosclientes, etc.
Os Bancos de Desenvolvimento: o já citadoBNDES é o principal agente de financiamento do governo federal. Destacam-seoutros bancos regionais de desenvolvimento como, por exemplo, o Banco doNordeste do Brasil (BNB), o Banco da Amazônia, dentre outros.
As Cooperativas de Crédito: Equiparando-seàs instituições financeiras, as cooperativas normalmente atuam em setoresprimários da economia ou são formadas entre os funcionários das empresas. Nosetor primário, permitem uma melhor comercialização dos produtos rurais ecriam facilidades para o escoamento das safras agrícolas para os consumidores.No interior das empresas em geral, as cooperativas oferecem possibilidades decrédito aos funcionários, os quais contribuem mensalmente para a sobrevivênciae crescimento da mesma. Todas as operações facultadas às cooperativas sãoexclusivas aos cooperados.
Os Bancos de Investimentos: os BI captamrecursos através de emissão de CDB e RDB, de capitação e repasse de recursos ede venda de cotas de fundos de investimentos. Esses recursos são direcionadosa empréstimos e financiamentos específicos à aquisição de bens de capitalpelas empresas ou subscrição de ações e debêntures. Os BI não podem destinarrecursos a empreendimentos mobiliários e têm limites para investimentos nosetor estatal.
Sociedade de Crédito, Financiamento eInvestimentos: as "financeiras" captam recursos através de letras decâmbio e sua função é financiar bens de consumo duráveis aos consumidoresfinais (crediário). Tratando-se de uma atividade de alto risco, seu passivo élimitado a 12 vezes seu capital mais reservas.
Sociedade Corretoras: essas sociedadesoperam com títulos e valores mobiliários por conta de terceiros. Sãoinstituições que dependem do BACEN para constituírem-se e da CVM para oexercício de suas atividades. As "corretoras" podem efetuar lançamentos deações, administrar carteiras e fundos de investimentos, intermediar operaçõesde câmbio, dentre outras funções.
Sociedades Distribuidoras: taisinstituições não têm acesso às bolsas como as Sociedades Corretoras. Suasprincipais funções são a subscrição de emissão de títulos e ações,intermediação e operações no mercado aberto. Elas estão sujeitas a aprovaçãopelo BACEN.
Sociedade de Arrendamento Mercantil:operam com operações de "leasing" que tratam-se de locação de bens de formaque, no final do contrato, o locatário pode renovar o contrato, adquirir o bempor um valor residencial ou devolver o bem locado à sociedade. Atualmente, temsido comum operações de leasing em que o valor residual é pago de formadiluída ao longo do período contratual ou de forma antecipada, no início doperíodo. As Sociedades de Arrendamento Mercantil captam recursos através daemissão de debêntures, com características de longo prazo.
Associações de Poupança e Empréstimo: sãosociedades civis onde os associados têm direito à participação nos resultados.A captação de recursos ocorre através de caderneta de poupança e seu objetivoé principalmente financiamento imobiliário.
Sociedades de Crédito Imobiliário: aocontrário das Caixas Econômicas, essas sociedades são voltadas ao público demaior renda. A captação ocorre através de Letras Imobiliárias depósitos depoupança e repasses de CEF. Esses recursos são destinados, principalmente, aofinanciamento imobiliário diretos ou indiretos.
Investidores Institucionais: os principaisinvestidores institucionais são: Fundos Mútuos de Investimentos:são condomínios abertos que aplicam seus recursos em títulos e valoresmobiliários objetivando oferecer aos condomínios maiores retornos e menoresriscos. Entidades Fechadas de Previdência Privada: sãoinstituições mantidas por contribuições de um grupo de trabalhadores e damantenedora. Por determinação legal, parte de seus recursos devem serdestinados ao mercado acionário. Seguradoras: são enquadradascoo instituições financeiras segundo determinação legal. O BACEN orienta opercentual limite a ser destinado aos mercados de renda fixar e variável.
Companhias Hipotecárias: dependendo deautorização do BACEN para funcionarem, tem objetivos de financiamentoimobiliário, administração de crédito hipotecário e de fundos de investimentoimobiliário, dentre outros.
Agências de Fomento: sob supervisão doBACEN, as agências de fomento captam recursos através dos Orçamentos públicose de linhas de créditos de LP de bancos de desenvolvimento, destinando-os afinanciamentos privados de capital fixo e de giro.
Bancos Múltiplos: como o próprio nome diz,tais bancos possuem pelo menos duas das seguintes carteiras: comercial, deinvestimento, de crédito imobiliário, de aceite, de desenvolvimento e deleasing. A vantagem é o ganho de escala que tais bancos alcançam.
Bancos Cooperativos: são verdadeirosbancos comerciais surgidos a partir de cooperativas de crédito. Sua principalrestrição é limitar suas operações em apenas uma UF, o que garante apermanência dos recursos onde são gerados, impulsionando o desenvolvimentolocal
Instituições Financeiras
- Detalhes
- Categoria: Portopédia
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!