Terça, 19 Março 2024

A Federação das Câmaras deComércio Exterior - FCCE, é a mais antiga Associação de Classe dedicada,exclusivamente às atividades de Comércio Exterior.

Fundada no ano de 1950, peloempresário João Daudt de Oliveira (o mesmo que, 5 anos antes fundara aConfederação Nacional do Comércio - CNC), a FCCE opera,  ininterruptamente, há55 anos, incentivando e apoiando o trabalho das Câmaras de Comércio Bilaterais,Consulados Estrangeiros, Conselhos Empresariais e Comissões Mistas no âmbitofederal, realizando seus trabalhos de forma totalmente gratuita, sem qualquerônus ou sequer cobrança de "mensalidades" a seus associados.

A FCCE, também denominada Fenacex- Federação Nacional das Câmaras de Comércio Exterior, de acordo com oexplicitamente exposto em seu Estatuto, tem âmbito e atuação nacional, possuindo"Vice-Presidentes Regionais" em diversos Estados do Brasil, operando também noplano internacional através de "Convênios de Cooperação" firmados com organismosda mais alta credibilidade e tradição, a exemplo da "International Chamber ofCommerce" (Câmara de Comércio Internacional - CCI), fundada em 1919, com sede emParis, e que possui mais de 80 Comitês Nacionais, além de operar a maisimportante Corte Internacional de Arbitragem do mundo, fundada no ano de 1923.

A FCCE, tem sua sede na Av.General Justo, nº. 307, Rio de Janeiro (edifício da Confederação Nacional doComércio - CNC) e mantém, com essa Entidade, há quase duas décadas, "Convênio deSuporte Administrativo e Protocolo de Cooperação Mútua".

Em passado recente, a FCCE assinou"Convênios" com o Conselho de Câmaras das Américas, organismo que representa asCâmaras Bilaterais dos países Argentina, Aruba, Bolívia, Canadá, Chile, Cuba,Equador, México, Paraguai, Suriname, Uruguai, Trinidad e Tobago e Venezuela, bemcomo com o Conselho Nacional das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil.

A FCCE assinará "Convênio deRepresentação e Cooperação Mútua" com o Conselho de Comércio Exterior daFederação das Indústrias de São Paulo - Fiesp, e com o Conselho de CâmarasInternacionais de Comércio da Associação Comercial de São Paulo.

Além de mais de uma centena deCâmaras de Comércio Bilaterais filiadas à FCCE, operando em todo Brasil, fazemparte daDiretoria atual, os Presidentes das Câmaras de Comércio: Brasil-Grécia,Brasil-Paraguai, Brasil-Rússia, Brasil-Eslováquia, Brasil-República Tcheca,Brasil-México, Brasil-Belarus, Brasil-Portugal, Brasil-Líbano, Brasil-Índia,Brasil-China, Brasil-Tailândia, Brasil-Aruba, Brasil-Itália e Brasil-Indonésia,além do Presidente do Comitê Brasileiro da Câmara de Comércio Internacional -CCI, o Presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária - Abifer, oPresidente da Associação Brasileira dos Terminais de Conteiners - Abratec, oPresidente do Sindicato das Indústrias Mecânicas e Material Elétrico doMunicípio do Rio de Janeiro, entre outros.

Acrescente-se, ainda, a presença eatuação, na FCCE, de diversos Cônsules e Diplomatas estrangeiros, a exemplo doCônsul-Geral do Sri-Lanka (antigo Ceilão), do Cônsul-Geral do Gabão, doCônsul-Geral da Namíbia e do Ministro-Conselheiro da Embaixada de Portugal.

FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DECOMÉRCIO EXTERIOR
Av. General Justo, 307 - 6º andar - Castelo
20021-130 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: (21) 3804-9289
Fax: (21) 2524-1624
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias