Quinta, 25 Abril 2024

ISO é a sigla de Organização Internacional de Normalização que congrega mais de 20 paises no mundo. Vem do grego igualdade. O que se espera é que os paises sigam as mesmas normas para facilitar o comércio e relacionamento entre eles. No Brasil a ISO é representada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Veja Também

 

Origens da ISO

 

A criação de uma padronização internacional começou no campo eletrotécnico (1906) e avançou, posteriormente, para a indústria mecânica(1926).
Em Londres, ano de 1946, delegados de 25 países se reuniram com o objetivo de criar uma organização nova e internacional, com o motivo de criar facilitadores para a coordenação e o unificação internacionais de padrões para a industriai. Tal organização, a ISO, começou suas operações de forma oficial no ano de 1947, em 23 fevereiro.

 

Vantagens da Certificação ISO

 

Em primeiro lugar, uma empresa que possui o selo de qualidade, possuirá maior competitividade no mercado, e fará com que seus produtos sejam mais reconhecidos pelo público, aumentando assim as vendas e garantindo maior lucratividade. Também fará com que seus produtos apresentem um menor número de defeitos, garantindo a satisfação dos clientes, durante e após as vendas. O selo ISO fará com que a empresa tenha um ambiente economicamente saudável e promove a tranqüilidade para os investidores daquela empresa. Uma certificação ISO 14000 faria com que a empresa se destacasse no mercado por ter responsabilidade social. Este selo é conferido àquelas empresas que estão preocupadas com o meio ambiente. São empresas éticas, comprometidas com o social, e que utilizam produtos que não afetam negativamente a fauna e a flora da sua região. Não poluem. As pessoas querem se relacionar com pessoas e empresas cada vez mais éticas. Possuir um selo ISO 14000 fará com que o público reconheça o trabalho destas empresas.
Entretanto, possuir um selo de qualidade, não quer dizer que os produtos desta ou daquela empresa jamais apresentarão defeitos. O selo indica que a qualidade é alta, mas os defeitos podem porventura aparecer. Cabe então à gerência da empresa ética, recolher produtos que possam dar problemas no futuro e substituí-los por outros já isentos de perigo.

 

Benefícios da ISO para a sociedade

 

As empresas industriais e de serviços sabem poder tomar os padrões como base para o desenvolvimento de seus produtos e serviços, pois terão ampla aceitação. E isto significa que os mercados de todo o mundo estarão abertos a empresas que adotam estes padrões.
Para os clientes, a compatibilidade mundial possibilita uma gama muito maior de escolhas devido à maior competição nos mercados, o que o beneficia na escolha e nos preços.
Para países, os padrões internacionais constituem uma fonte importante do know-how de tecnologia. Definidas as características dos produtos as indústrias e prestadoras de serviços de manutenção, podem adequar-se às necessidades dos consumidores e dos mercados.
Para consumidores, a conformidade a padrões internacionais de produtos e serviços, oferece a garantia sobre a qualidade, a segurança e a confiabilidade.
De modo geral, melhora nossa qualidade de vida, pois os produtos nos oferecem uma garantia de segurança ao uso, bem como sua produção, terá de ter seguido regras de produção que diminuem as agressões ao meio ambiente (emissões de gases, radiações, efluentes) mantendo a qualidade ambiental do planeta.

 

Normatização e Objetivos

 

Atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contexto.
Os Objetivos da Normalização são:

  • Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos;
  • Proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços;
  • Proteger a vida humana e a saúde;
  • Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos;
  • Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando assim, o intercâmbio comercial.

Na prática, a Normalização está presente na fabricação dos produtos, na transferência de tecnologia, na melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à segurança e à preservação do meio ambiente.

 

Links

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias