Sábado, 20 Abril 2024

Transportemarítimo - Conceitos

O transporte marítimo pode ser dividido em longo curso (itineráriointernacional) e cabotagem (transporte doméstico).

Tipos de navios- Em face da grande diversidade de cargas, existem hoje vários tipos de naviosdentre os quais os de carga geral, carga seca, com controle de temperatura,graneleiro para sólidos ou líquidos, tanque, petroleiro, roll-on roll-off(rampas com movimentos individuais para dentro e para fora) e porta-contêiner.

Linhas Regulares eNão-Regulares - Linhas regulares de navegação são aquelas estabelecidaspelas Companhias de Navegação. Linhas não-regulares são aquelas cujos navios nãotêm uma rota regular estabelecida. A sua rota é estabelecida à conveniência daCompanhia de Navegação e embarcadores.

Fretes -Os fretes, no modal marítimo, podem ser cotados na base tonelada ou metrocúbico. Também podem ser cotados de forma global, como ocorre no embarque decontaineres.

Conhecimento deEmbarque - O conhecimento de embarque (BL – Bill of Landing) éum dos documentos mais importantes do comércio exterior, sendo de emissão dacompanhia responsável pelo transporte da mercadoria. O BL é um contrato detransporte, recibo de entrega da carga e título de crédito. O conhecimento podeser emitido em quantas vias originais forem necessárias e solicitadas peloembarcador. Normalmente é emitido em três vias. Os pagamentos de fretesmarítimos são feitos pela companhia responsável pelo embarque, podendo serfeitos de três maneiras: pré-pago, a pagar e pagável no destino.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

banner areas portuarias