Transportemarítimo - Conceitos

O transporte marítimo pode ser dividido em longo curso (itineráriointernacional) e cabotagem (transporte doméstico).

Tipos de navios- Em face da grande diversidade de cargas, existem hoje vários tipos de naviosdentre os quais os de carga geral, carga seca, com controle de temperatura,graneleiro para sólidos ou líquidos, tanque, petroleiro, roll-on roll-off(rampas com movimentos individuais para dentro e para fora) e porta-contêiner.

Linhas Regulares eNão-Regulares - Linhas regulares de navegação são aquelas estabelecidaspelas Companhias de Navegação. Linhas não-regulares são aquelas cujos navios nãotêm uma rota regular estabelecida. A sua rota é estabelecida à conveniência daCompanhia de Navegação e embarcadores.

Fretes -Os fretes, no modal marítimo, podem ser cotados na base tonelada ou metrocúbico. Também podem ser cotados de forma global, como ocorre no embarque decontaineres.

Conhecimento deEmbarque - O conhecimento de embarque (BL – Bill of Landing) éum dos documentos mais importantes do comércio exterior, sendo de emissão dacompanhia responsável pelo transporte da mercadoria. O BL é um contrato detransporte, recibo de entrega da carga e título de crédito. O conhecimento podeser emitido em quantas vias originais forem necessárias e solicitadas peloembarcador. Normalmente é emitido em três vias. Os pagamentos de fretesmarítimos são feitos pela companhia responsável pelo embarque, podendo serfeitos de três maneiras: pré-pago, a pagar e pagável no destino.

 

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
O que você achou? Comente