TIPOS DE TERMINAIS
As mudanças que estão ocorrendonos portos especializados na movimentação
de contêineres devem definirdois ou três tipos básicos de terminais:
Terminais Regionais ou Alimentadores (Feeders)
Os terminais regionais oualimentadores são os de menores dimensões,
atenderão a navios de menorporte. São também chamados de "distribuidores" pois
atenderão aos navios que levarãoa carga ao seu ponto final de consumo regional, no
litoral de um país ou estado.
Terminais de Transbordo
Os terminais de transbordo ou detranshipment são destinados a atender ao
transbordo dos contêineres eservem, essencialmente, como portos alimentadores da
região onde se localizam.Verifica-se nos terminais atualmente existentes, que a carga
diretamente transferida para osnavios re-alimentadores (sem passar pelas instalações
portuárias) pode atingir valoressuperiores a 80 % da carga total ali movimentada. Na
atualidade, existem terminaisexclusivamente de transbordo com movimentação
superior a 14 milhões de TEUspor ano, localizados no Mediterrâneo e na Ásia.
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Terminais Concentradores (Hub Ports)
São os portos que atendem à concentração da carga conteinerizada de toda uma
região, para posterior distribuição para outros portos.
Os Terminais Concentradores de Contêineres servirão como referência para um
país ou até um continente inteiro. Isso se deve ao fato de se tratar de projetos
extremamente custosos e cada vez maiores. Os navios previstos para o futuro serão de
grande porte, caros e possivelmente mais lentos. Em contrapartida, a estrutura portuária
necessária para abrigar navios deste porte também será objeto de elevados
investimentos, principalmente quanto aos equipamentos mecânicos e à automação
necessária para movimentar o carregamento desses mega navios que irão freqüenta-los,
melhorando os níveis de eficiência e produtividade das operações.
Assim, não é viável que existam vários portos concentradores a competir
entre si, nem um número exagerado de navios de grande porte. Esses portos serão
conseqüência do planejamento e investimentos dos grandes navegadores mundiais, de
forma a preverem rotas de grande densidade de tráfego entre os diversos pontos do
globo, ligando os principais pólos produtores mundiais aos mercados consumidores
através destes portos concentradores, também chamados HubPorts. Os navios que
freqüentam tais portos devem alcançar cerca de 10.000 TEU e calados superiores a 19,0
metros (GÓES, 2002).